A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (17) a primeira ação especial de vacinação itinerante do ano. A mobilização ocorreu no Machado Supercenter e ofertou todos os imunizantes previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI). Durante a ação, moradores puderam atualizar a caderneta de vacinação, regularizar doses em atraso e garantir proteção contra diversas doenças preveníveis.
O coordenador de Imunização do município, João Gustavo Breganó, destacou que a retomada da vacinação itinerante faz parte de um planejamento permanente da Secretaria de Saúde. Segundo ele, a iniciativa busca levar o serviço até onde a população está. “A partir deste sábado retomamos a vacinação itinerante para aproximar ainda mais o serviço da população. Iniciamos no Machado Supercenter e essas ações seguirão ao longo de todo o ano, com cronograma definido e divulgação prévia. É uma oportunidade de levar a vacinação para mais perto das pessoas”, afirmou.
O coordenador ressaltou que a ampliação da cobertura vacinal é essencial para a saúde coletiva. “É muito importante elevar as coberturas vacinais acima de 95%, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Esse índice garante a imunidade coletiva, que é a forma mais eficaz de interromper a cadeia de transmissão das doenças. O objetivo dessas ações é justamente elevar essa cobertura e proteger toda a comunidade”, explicou.
A moradora Maria Oliveira levou a filha Lauana, de um ano e quatro meses, para receber as doses previstas no calendário. “Vim para fazer as vacinas de um ano e três meses da minha filha. Não consegui seguir o calendário corretamente e essa campanha facilita muito para quem trabalha a semana toda. É muito importante poder deixar as vacinas em dia, porque isso é essencial para eles. Fiquei sabendo da vacinação pelo grupo de moradores do bairro Alto da Glória, onde eu moro. Vi a informação no grupo e aproveitei para vir”, afirmou.
Outro morador atendido foi o representante comercial Jeferson Kleves, que aproveitou a ida ao supermercado para atualizar a própria caderneta. “Vim fazer compras e aproveitei para atualizar minhas vacinas. Não trouxe o cartão físico, mas usei o aplicativo Meu SUS, onde constam as vacinas que já tomei e as que estavam pendentes. Tomei hepatite B, febre amarela e antitetânica. É fundamental ações como essa de levar o serviço para onde as pessoas estão. Aqui, você atende todos os públicos, de diferentes classes sociais”, disse.
A Secretaria de Saúde reforça que todas as vacinas do Plano Nacional de Imunização seguem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município. Entre os imunizantes ofertados estão BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, DTP, Hepatite A e HPV.









