Pelo quarto ano consecutivo, a nota “A” do Índice de Situação Previdenciária veio para o Previ Sinop
O Instituto de Previdência Municipal de Sinop – PREVISINOP, conquistou pelo quarto ano consecutivo, a nota “A” do Índice de Situação Previdenciária ISP-RPPS 2025, que analisa os dados dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), relativos ao exercício de 2025.
“O resultado sai em um momento que comemoramos a certificação de Nível 4, do Prógestão, e isso nos mostra que estamos no caminho certo, no que diz respeito a gestão, suficiência financeira e ao índice de regularidades, tudo isso somado a participação efetiva dos nossos servidores junto aos segurados”, destacou a superintendente Daniela Sevignani.
O Índice de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social - ISP-RPPS, foi instituído pela Portaria MF nº 01, de 03 de janeiro de 2017 e tem como critério de avaliação, o cumprimento das normas gerais de organização e funcionamento; a prestação de informações à Secretaria de Previdência para disponibilização em consulta pública e a situação financeira e atuarial, como a avaliação da situação dos RPPS quanto a Endividamento, Solvência Financeira, Solvência Atuarial, Relação entre Ativos e Inativos e o comprometimento da Receita Corrente Líquida.
A classificação final do ISP-RPPS é determinada com base na análise dos indicadores abaixo, relacionados aos seguintes aspectos:
I - Gestão e transparência do RPPS:
a) Indicador de Regularidade;
b) Indicador de Envio de Informações;
c) Indicador de Modernização da Gestão;
II - Situação financeira do RPPS:
a) Indicador de Suficiência Financeira;
b) Indicador de Acumulação de Recursos;
III - Situação atuarial do RPPS:
a) Indicador de Cobertura dos Compromissos Previdenciários
A cada indicador parcial foi atribuída uma nota ou classificação “A”, “B” ou “C”. O índice avaliou 2.132 Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS do país e o PreviSinop foi um dos 32 que obteve nota máxima. Apenas Sinop, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde receberam essa nota no estado de Mato Grosso.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Flávio Basilio / Previ Sinop