Mutirão intersetorial reunirá serviços de saúde, assistência social, habitação, lazer e orientações de diversos setores da administração municipal em um único espaço
A Prefeitura de Sinop promoverá, neste sábado (18), mais uma edição do mutirão intersetorial “Prefeitura em Ação”, com o objetivo de aproximar os serviços públicos da comunidade. A ação acontecerá a partir das 14h, na Emeb Ivete Maria Crotti Dorner, localizada no Residencial Sabrina, na região dos Vilas.
Durante o evento, os moradores terão acesso gratuito a atendimentos de saúde, assistência social, habitação, meio ambiente, esporte, cultura, lazer e educação, além de orientações sobre tributos, direitos do consumidor e oportunidades de emprego. A proposta é concentrar em um só local diversos serviços municipais, facilitando o acesso da população.
A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, explicou que o mutirão é uma das principais estratégias de aproximação entre o Poder Público e os cidadãos. “Nós vamos aproveitar o grande espaço da Escola Ivete Dorner e vamos estar lá com todas as secretarias, com muitos serviços. Teremos serviços de saúde, educação, assistência social, esporte e muito mais. Vamos ter brinquedos para as crianças, muitas atividades e convidamos toda a população para aproveitar uma tarde repleta de cidadania”, afirmou.
A área de assistência social estará representada com ações do Programa Ser Família, Família Acolhedora, Cras e Creas, além de orientações sobre o Bolsa Família. Haverá ainda palestras sobre educação financeira promovidas pela Associação das Cooperativas, que também fará atendimento ao público.
No setor da saúde, serão oferecidos diversos atendimentos como vacinação, pediatria, auriculoterapia, saúde bucal, testes rápidos para ISTs e hepatites virais, aferição de pressão, vitamina A, tipagem sanguínea e orientações odontológicas. Também haverá vacinação antirrábica para animais e a presença do Laboratório Itinerante.
A Secretaria de Meio Ambiente fará a distribuição gratuita de mudas de árvores e prestará orientações sobre sustentabilidade. Já a Secretarias de Trânsito e Ciretran realizarão atividades educativas sobre segurança no trânsito, com foco nas crianças, além de consultas e emissão de guias.
A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação prestará orientações sobre programas habitacionais e Lei de Assistência Técnica, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulgará vagas de emprego do Sine e orientará sobre confecção de currículos. O Procon participará com atendimentos voltados ao direito do consumidor e combate ao endividamento.
Para as crianças, o espaço do ginásio e pátio externo da escola será dedicado ao lazer, com pula-pulas, piscinas de bolinhas e tobogã, além de atividades esportivas, pintura facial, distribuição de pipoca, picolé e algodão-doce. As atividades recreativas serão desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Fasipe e a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.
O mutirão Prefeitura em Ação busca atender a comunidade dos Vilas de forma integrada e acolhedora. A expectativa é reunir centenas de moradores em uma tarde voltada à cidadania, à saúde e ao convívio social. A Emeb Ivete Maria Crotti Dorner fica localizada na Estrada Sabrina, Q 01 - L01 - no Residencial Sabrina.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima