A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação de Sinop, marcou presença no Seminário Estadual da Educação Infantil, que aconteceu no Hotel Fazenda Mato Grosso, na capital Cuiabá. O evento promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT) ocorreu entre os dias 30 de setembro e dois de outubro, e teve como tema “Os desafios da inclusão: construindo uma escola plural para a infância”.
A secretária Salete Rodrigues participou do evento e destacou a importância da participação dos gestores escolares da educação infantil, no encontro, a nível estadual, a fim de buscar melhorias na qualidade do ensino infantil da rede de Sinop. “Viemos à capital Cuiabá, no evento da Undime-MT, para participar do Seminário da Educação Infantil, onde nós trouxemos alguns dos nossos gestores para participar desse evento e contribuir com as discussões da educação infantil e do tema: desafio da inclusão construindo uma escola plural para a educação”, comentou ela.
A coordenadora da Educação Básica, Carla Ponce, também compareceu ao evento e disse que o tema foi de grande valia para acrescentar às experiências da equipe em prol de uma educação com melhor qualidade. “O Seminário Estadual da Educação Infantil acrescentou aos nossos conhecimentos a respeito da temática e estamos muito animados porque temos a certeza que levaremos para a Sinop muitas ideias, muitos conhecimentos positivos desse assunto”, disse.
Participaram ainda do seminário as professoras Meiriele, Patrícia - gestora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) São Cristóvão - e a professora Rúbia - coordenadora da Emei Sylvia Orthof.
Um dos destaques do evento foi a discussão sobre o impacto da educação infantil no desenvolvimento humano, os desafios do aumento de crianças com transtornos como TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção, com Hiperatividade), a literatura mato-grossense, a ciência da leitura e saberes indígenas aplicados à educação infantil.
O seminário contou com a presença de dirigentes de outros municípios, equipes pedagógicas, professores, pesquisadores e convidados de todo o estado. Todos participaram de uma programação marcada por palestras, mesas de debates, lançamentos de livros, apresentações culturais e momentos de interação entre profissionais da área.