A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, em cerimônia oficial na manhã de hoje (03), a entrega dos cartões do Programa Ser Família, para 121 mulheres titulares das famílias cadastradas no programa social. O evento foi realizado no Plenário Deputado Jorge Abreu da Câmara de Vereadores de Sinop e contou com a presença de autoridades políticas municipais.
“É um trabalho da Secretaria de Assistência Social que vem a fortalecer ainda mais o combate à fome no lar dessas famílias, que têm necessidades e dificuldades. A gente parabeniza a secretária pelo esforço empregue na ampliação dessa cobertura em nosso município, e também agradece a parceria com o Governo do Estado, que é um programa que vem complementar a renda da população carente. Hoje nós temos o Bolsa Família, mas vem o programa estadual que é o Ser Família e Sinop está, hoje, entregando esses cartões e em constante trabalho para melhorar a vida da nossa população”, disse o vice-prefeito, Paulinho Abreu, que efetuou as entregas às famílias presentes.
A moradora do Vila Juliana, Jozilene Lopes de Lima, é uma das beneficiárias do programa e destaca que o complemento familiar chegou em um momento propício e de muita importância para família. “Foi uma renda inesperada que chegou no momento exato. Chegou no final de ano, período em que as coisas vão apurando mais. A gente já recebe o auxílio Bolsa Família, que já ajuda bastante e agora, com esse, vai ajudar muito a gente, bem como as outras famílias que foi beneficiada do projeto, também”, comentou ela.
A dona Eni Rezende, moradora do Residencial Belvedere I, tem 63 anos e fala da importância do benefício para o lar, que no momento, é o único rendimento familiar.
“Para mim vai ser muito bom, porque eu já estou com 63 anos e vou fazer 64, agora em janeiro. Eu não sou aposentada, não tenho nenhum tipo de ajuda, nem casa para morar. Então eu não recebo, não recebo nada. Eu estou precisando dessa ajuda mesmo, para mim vai ser muito bom. O meu esposo também tá desempregado, então vai ser uma grande ajuda para nós”, explicou ela durante a cerimônia, contente por ter sido alcançada.
A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destaca que a inserção dessas famílias no programa social do Governo do Estado, serve como uma porta de entrada para outros benefícios oferecidos pela pasta.
“O cartão Ser Família não é apenas o cartão, mas uma porta de entrada para o atendimento a todas essas famílias que estão em grande vulnerabilidade. Essas são aquelas que têm uma renda familiar realmente muito baixa. Esse valor é uma transferência de renda do Governo do Estado, parceria com a Prefeitura. Mas, acima de tudo, é uma porta de entrada para todos os outros serviços. Essas famílias serão atendidas nos CRAS, com toda a nossa equipe técnica de psicólogos, de assistentes sociais, e que serão beneficiadas não apenas pelo cartão, que dá direito a elas comprarem alimento, mas também a todos os nossos outros serviços, inclusive de capacitação profissional”, disse a secretária.
Sinop possuía apenas 47 famílias cadastradas e beneficiadas no programa do Governo do Estado de Mato Grosso, mas um esforço empregue pela secretaria, garantiu a ampliação para mais 121 famílias carentes da cidade, um acréscimo de pouco mais de 157% no número de famílias inseridas no programa.
“As famílias que vão receber esse benefício, elas não serão contempladas somente com um complemento de renda, mas também com qualificação profissional e com o acompanhamento dos nossos serviços nos CRAS, e isso vai fazer com que melhore a qualidade de vida dessas pessoas. A gente tinha algumas famílias recebendo e o governo só vinha cortando os benefícios, e aí com esse fortalecimento no nosso trabalho, a gente conseguiu essa parceria com o governo, para ampliar essas novas vagas e a gente tem aí quase 200 famílias recebendo benefício hoje”, esclareceu a coordenadora de Proteção Social Básica de Sinop, Mara Meyer.