O Ser Família é uma ação do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, que visa transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, fará entrega dos cartões do Programa Ser Família à 121 famílias de Sinop. A cerimônia de entrega será realizada na sexta-feira (03), às 8h na Câmara Municipal de Vereadores. O parlamento fica localizado na avenida das Figueiras, nº 1.835, Setor Comercial de Sinop.
As famílias beneficiadas são assistidas no município pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Boa Esperança, Palmeiras, Paulista e Menino Jesus. “É importante que cada titular responsável pela família compareça ao evento para fazer a retirada do cartão e ter acesso ao benefício. A não retirada do cartão e o não uso, podem acarretar a perda do benefício”, explica a coordenadora da Proteção Básica, Mara Meyer.
A iniciativa consiste na distribuição de cartões que atenderão famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda mensal per capita (por pessoa) de até R$ 218,00. O valor do benefício é de R$150,00 mensais creditados no cartão que a família recebe, podendo ser gasto, apenas, em alimentos nos estabelecimentos conveniados.
“Até ano passado [2024], Sinop possuía apenas 47 famílias beneficiárias, mas este ano [2025] graças ao esforço concentrado no levantamento de informações das famílias necessitadas, bem como da parceria fortalecida entre Prefeitura e Estado, conseguimos ampliar o programa, beneficiando mais 121 famílias em nosso município. Agora seremos 168 famílias atendidas pelo programa”, esclareceu Meyer.
Ser Família
O programa é gerenciado pela Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). A iniciativa consiste na distribuição de cartões que atenderão grupos específicos e também famílias em situação de vulnerabilidade social.
SER - sustentado em três grandes pilares:
Superação,
Esperança e
Respeito. As letras iniciais, que juntas formam a palavra SER, buscam dar ainda mais significado às ações sociais coordenadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso. A palavra SER busca representar que somos todos “seres” iguais, com direitos e deveres. E também carrega a importância do “servir”, no sentido da doação ao próximo.
É por isso que em todas suas ações tem como base os pilares da Superação, da Esperança e do Respeito (SER). E também o voluntariado, estimulando e trabalhando em conjunto com a sociedade civil organizada, as igrejas, movimento comunitário, instituições filantrópicas, empresários, poderes e órgãos públicos, ações de assistência e apoio à pessoas carentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa