Sinop vive um momento de valorização e fortalecimento da agricultura familiar como um dos pilares do desenvolvimento local. Com políticas públicas voltadas à inclusão produtiva, ao empreendedorismo rural e à integração com o turismo, a Prefeitura de Sinop tem colocado o pequeno produtor no centro das estratégias de crescimento econômico e promoção do território rural como espaço de vivência, cultura e oportunidades.
Iniciativas como o programa Mulheres do Campo, que oferece capacitação e apoio para mulheres rurais empreendedoras, Salão do Produtor Rural, que promove conexões estratégicas entre o turismo e o setor de serviços, a realização do Seminário Regional de Turismo, com foco no turismo rural e de base comunitária, e o Cadastro de Atrativos Turísticos Rurais, são exemplos concretos de como a gestão municipal vem fomentando a agricultura familiar com uma abordagem inovadora e sustentável.
“Nosso compromisso é transformar o campo em vitrine de experiências e produtos que representem a essência de Sinop. Ao identificar e cadastrar os atrativos turísticos rurais, damos visibilidade às famílias produtoras, seus saberes, suas tradições e aos espaços que podem receber visitantes em busca de vivências genuínas. O turismo rural tem crescido muito e representa uma oportunidade de renda e valorização cultural para quem vive no campo”, destaca Leidiane Viegas, diretora municipal de Turismo.
O Salão do Produtor Rural, é um evento de exposição dos produtos da agricultura familiar local, rodada de negócios e palestras, com o objetivo de aproximar os hotéis, bares, restaurantes e atrativos turísticos dos produtores rurais, além de fomentar parcerias, valorizar os produtos locais e enriquecer a experiência turística em Sinop.
“A agricultura familiar é a base de uma economia mais justa e resiliente. Quando promovemos políticas públicas para dar visibilidade, capacitação e acesso ao mercado para esses produtores, estamos garantindo que o desenvolvimento chegue com dignidade ao campo. E o mais importante, unimos isso ao turismo, ao consumo local e à geração de renda sustentável”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini.
A gestão municipal acredita que o fortalecimento da agricultura familiar é fundamental, não apenas para garantir alimentos de qualidade na mesa das famílias mas, também, para transformar o meio rural em um destino turístico que valoriza o que é da terra: a produção artesanal, a culinária típica, a hospitalidade e a tradição.
Com essas ações, Sinop avança como exemplo de cidade que valoriza o campo como espaço de vida, cultura e negócios, integrando a agricultura familiar ao turismo e à economia local de maneira planejada e inclusiva.
Semana da Agricultura Familiar
Na próxima semana, é celebrado a semana da agricultura familiar e, no dia 22, terça-feira, o departamento de Agricultura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, dará início a uma série de ações voltadas ao setor. Neste dia 22, será ofertada uma palestra sobre a importância das mulheres do campo na organização da comunidade para as famílias da Gleba Mercedes V, núcleo Campos Novos. À noite, será a vez dos feirasntes receberem um treinamento [Feira de Qualidade], na sede da Associação dos Feirantes.
Na quarta-feira, 23, as atividades serão voltadas para projeto Luz do Amanhã, desenvolvido pela Polícia Militar [PM], com a Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem Adolescente de Sinop [ACOAS]. Já, na quinta-feira, 24, a Secretaria fará a enrega de caixas para apicultura à Associação dos Apicultores de Sinop. O ato será na sede da Coopoerativa Agropecuária Mista de Produtores Rurais de Sinop [COOPERNOP].
A entrega de mudas de hortaliças aos produtores atendidos pelo Ateg Olericultura, que é um programa de assisteência técnica e gerencial voltado para produtores de hortaliças, encerrará, na sexta-feira, a semana de agricultura familiar.