Em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio, o Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop lançou uma campanha mensal para alertar a população sobre os perigos da automedicação. A iniciativa visa promover o uso correto de medicamentos, conforme orientação de profissionais de saúde.
A pasta alerta que a automedicação pode levar a consequências graves, como mascarar doenças, causar resistências antimicrobianas, reações adversas e intoxicações. Além disso, o uso de medicamentos indicados por amigos, vizinhos ou parentes pode ser perigoso, pois cada indivíduo é único e deve procurar ajuda de um profissional de saúde.
Durante todo o mês de maio, as farmácias regionais André Maggi, Jacarandás e Umuarama, estão realizando ações para promover a saúde e difundir informações sobre o Uso Racional de Medicamentos, que é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a situação em que os pacientes recebem medicamentos adequados às suas necessidades clínicas, em doses que atendam às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo para eles e sua comunidade.
De acordo com a Farmacêutica Ana Paula Muller, até o momento, mais de 9.360 pessoas foram atendidas nas farmácias regionais. A mesma informa que a população procure pelos farmacêuticos das unidades, pois estão disponíveis durante todo o horário de atendimento para esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre o uso correto de medicamentos.
A Secretaria reforça a importância de procurar ajuda de um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso. A automedicação pode ter consequências graves para a saúde, e o uso racional de medicamentos é fundamental para garantir a segurança e eficácia do tratamento.