A cerimônia de formatura dos alunos do Projeto Social Bombeiros do Futuro será nesta quinta-feira (14), no auditório do Ministério Público, a partir das 19h30. Assim como em 2023, neste ano o projeto foi sediado no Centro de Convivência Dona Zezé, atendendo 50 crianças da região dos Vilas.
O projeto é realizado por meio da parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura. Esta edição começou no mês de junho, os alunos, que têm entre 9 e 12 anos, vivenciaram diversas experiências ao longo deste período. Foram preparados pelos militares para atuarem em situações de primeiros socorros, cuidados domésticos, desengasgo, queimaduras e hemorragias.
Também conheceram o funcionamento do serviço do Corpo de Bombeiros e Combate a Incêndio, participaram de visitas técnicas aos Escoteiros do Atalaia, Parque Florestal e CIOPAER. Ainda aprenderam práticas de rapel, nós e amarrações, salvamento aquático e recreação, bem como busca e resgate com cães, além do tradicional acampamento, que abordou temas sobre sobrevivência.
Durante as atividades do projeto os alunos aprendem noções de cidadania, respeito, trabalho em equipe, educação ambiental, educação para o trânsito, orientação e sobrevivência na mata, além da prevenção contra o uso de drogas
e outros temas. “Estamos felizes pela conclusão de mais uma turma do Bombeiros do Futuro, mais 50 crianças tiveram a oportunidade de participar desse projeto que transforma vidas. Essa parceria nos permite levar mais oportunidades, qualidade de vida e dignidade às famílias da região e em especial aos pequenos”, declarou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.