Hoje, terça-feira, 26, os olhos de Sinop e de toda uma região estão voltados para o turismo. Sede do Seminário Regional do Turismo, a cidade recebeu vários outros municípios vizinhos para ouvir e fazer uma trocar de experiências onde empreendedores do turismo e prestadores de serviço do turismo, bem como condutores locais, puderam ouvir cases de sucesso de outros estados sobre como formatar o setor que é responsável por alimentar uma generosa fatia do ICMS e do PIB.
Temas como presença digital, empreendedorismo no setor de hotelaria, pousadas, pesca esportiva e parceria público-privada estão sendo um dos principais vetores da troca de experiência. “Então, é muito conteúdo relevante. Conteúdo que vai mostrar na prática como que nós podemos desenvolver o turismo, aqui, no nosso município e região, em parceria”, destaca a turismóloga da Prefeitura, Leidiane Viegas.
De acordo com o coordenador geral de recurso logístico do Ministério do Turismo, Leandro Lima Mendes, os canais de comentários gratuitos, como Trip Advisor, Booking e google, merecem um monitoramento constante e uma alimentação diária pois, nos dias atuais, podem se tornar a verdadeira mola propulsora de um empreendimento, se levado em consideração a avaliação dos clientes / turistas e o feedback que eles recebem. “Eu considero o turismo como um fenômeno”, dispara ao comparar à grande expressividade que o setor tem na economia.
O prefeito de Sinop, que participou da abertura o seminário se mostrando anfitrião e grande incentivador do setor, fez questão de ressaltar o grande salto que o turismo de Sinop deu nos últimos anos. Ele lembrou da capacitação e formação de condutores de turismo, dos taxistas e motoristas de aplicativos para que possam alimentar seus passageiros com informações do que há de melhor nos mais diversos segmentos que o turismo sinopense pode oferecer. “Falamos que iríamos abrir a praia. Deu um trabalho danado, mas o festival de praia foi retomado em nossa cidade e, hoje, já temos, também, um torneio de pesca conhecido em todo o Mato Grosso”, enfatizou.
O Seminário Regional de Turismo de Sinop nasceu de uma missão técnica realizada pelo Sebrae, ainda em 2023, onde participaram representantes da iniciativa privada e também do público, e a partir dessa visita entendeu-se que muitos dos projetos e programas que eram desenvolvidos lá no interior de São Paulo poderiam, também, ser desenvolvidos aqui no município de Sinop.
O evento, é uma iniciativa da União das Entidades Sinopenses (UNESIN), Prefeitura de Sinop, Associação dos Hotéis e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).