Membros dos Conselhos Fiscal, Deliberativo e Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop) participaram de uma reunião nesta semana, com o Diretor de Serviços da empresa Agenda Assessoria, Carlos Raimundo Esteves que apresentou uma alternativa para diversificação da carteira da autarquia, através do empréstimo consignado, modalidade de crédito pessoal. O objetivo da proposta apresentada é superar a meta atuarial com risco baixo.
A superintendente executiva previdenciária, Daniela Sevignani, falou sobre a modalidade de crédito pessoal, pauta da reunião. “Eu vejo que esta alternativa dá aos nossos segurados a possibilidade de se educar financeiramente tendo acesso a um recurso mais rápido, com um custo menor do que os oferecidos pelos bancos tradicionais. Alternativa que dá aos segurados a possibilidade de serem acompanhados de perto nesta ação, pelo instituto. Esta apresentação é uma oportunidade para que os conselheiros avaliem a proposta e tirem suas dúvidas. Em nossos projetos de pré - aposentadoria, já estão implementadas palestras gratuitas sobre educação financeira aos segurados ativos que estão prestes a se aposentar. Da mesma forma, os participantes do projeto de pós-aposentadoria são igualmente beneficiados com estas orientações. Entendemos que esta capacitação é uma importante ferramenta em prol dos segurados, visando mantê-los informados e atentos às questões sobre educação financeira para torná-los mais conscientes, a fim de evitar o endividamento”, pontuou.
O responsável pela implementação da política de empréstimos consignados nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS’s) da Agenda Assessoria, Carlos Esteves, destacou que Sinop é um município estratégico dentro do estado é referência na região norte e explicou os 3 pilares citados na proposta apresentada. “Enxergamos com bons olhos a possibilidade de implementação da modalidade consignados para os segurados do instituto. Para nós é uma honra, motivo de alegria e orgulho trazer esta apresentação para os membros dos conselhos. Sinop está na vanguarda dos RPPS’s e se destaca no cenário mato-grossense nas questões das boas práticas dos regimes de previdência e é referência nesta região. A emenda 103/2019 vem com a possibilidade de implementar os empréstimos consignados nos RPPS’s, uma alternativa que fomenta a economia local com a circulação de mais dinheiro, sendo ela mais segura porque é retida na fonte através da folha de pagamento do servidor ativo e na folha de benefício do aposentado e pensionista. Os 3 pilares que sustentam a proposta que trouxemos são justamente os segurados na parte social, a rentabilidade para o regime próprio e a segurança para ambos os lados”, completou.
O representante do Conselho Deliberativo Júlio Brandão avaliou a proposta apresentada. “É importante essa oportunidade de ouvir a empresa Agenda Assessoria e entender a princípio como funciona o empréstimo consignado para o RPPS. Nesta primeira reunião conhecemos a modalidade e seguimos com as discussões em busca de mais informações para podermos tomar nossas decisões com segurança e responsabilidade”, enfatizou.
Neste momento a modalidade apresentada passará para a etapa de estudos e a previsão é que nos próximos meses esta possibilidade de implementação do crédito pessoal seja avaliada em conjunto com os membros dos conselhos Fiscal, Deliberativo e Comitê de Investimentos, bem como pelo crivo do consultor atuarial do instituto. A partir desta análise de dados, uma nova reunião será marcada para a votação desta proposta.