O mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, Maio Laranja, está repleto de programações orientativas para a população. À frente das ações de conscientização está a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que leva às escolas e outras instituições do município o debate amplo sobre o tema.
A blitz educativa em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, é uma das ações principais realizadas durante a campanha, e será na sexta-feira (17), a partir das 8h, no entroncamento das avenidas Júlio Campos com Sibipirunas. Além da blitz, outras atividades como palestras são promovidas pelo CREAS.
Na segunda-feira (13), a palestra foi para as famílias acompanhadas pelo CREAS, desde os adultos até as crianças, que tiveram um conteúdo mais lúdico, mas também informativo. O público convidado a participar recebeu orientações de como perceber situações de abuso, o que fazer para denunciar, quais os canais de denúncia e órgãos que fazem parte da rede de apoio.
A campanha segue durante todo o mês, com diferentes ações de conscientização. Nesta terça (14), a palestra será na Emei São Francisco de Assis, às 19h. Na quarta (15), a campanha será apresentada aos funcionários da Inpasa, na parte da manhã. As instituições interessadas em fortalecer e ampliar o alcance da campanha, podem entrar em contato com o CREAS para agendar uma palestra.