Na próxima segunda-feira (15), a Diretoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Sinop, vai realizar um evento na Praça Plínio Callegaro, das 8h às 11h30 para comemorar o “Dia Internacional do Consumidor”, com o tema “Diga n&a…
Na próxima segunda-feira (15), a Diretoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Sinop, vai realizar um evento na Praça Plínio Callegaro, das 8h às 11h30 para comemorar o “Dia Internacional do Consumidor”, com o tema “Diga não ao Superendividamento”. Segundo a diretora executiva do Procon em Sinop, Ivete Mallmann Franke, uma das principais ações é o cadastramento dos consumidores superendividados. A medida visa traçar o perfil destes consumidores e identificar quais as empresas com maior demanda. “Faremos isso para num momento seguinte propor uma negociação destes débitos junto às empresas que aderirem ao programa, com redução de juros e melhores condições de pagamento, objetivando restabelecer a saúde financeira do consumidor e a recuperação de créditos para as empresas”, disse. Conforme Ivete, “O consumidor superendividado é aquele que tem dificuldades financeiras em saldar suas dívidas, que paga as contas em atraso, ou ainda, em casos mais críticos já possui o seu nome registrado junto aos órgãos de serviço de proteção ao crédito Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa”, explicou. Também pode ser entendido como endividado o consumidor que quita suas contas em dia, porém, para isso realiza empréstimos financeiros, se utiliza do limite da conta bancária, do cartão de crédito, ou prática ainda outras formas de empréstimos. A diretora salientou que o evento na Praça será pela manhã, podendo se estender à tarde se houver alto índice de procuras.O cadastramento dos consumidores será feito também na sede do Procon, de 16 a 19 de março, pela manhã, das 7h30 às 11h30. Na atividade alusiva ao Dia Internacional do Consumidor também serão feitas orientações aos consumidores quanto aos seus direitos e deveres, pontuando que procedimentos podem ser adotados quando alguém se sentir prejudicado na aquisição de um produto ou serviço. Além disso, serão apresentadas as principais conquistas do órgão no município. São parceiros do Procon nesta iniciativa e estarão presentes para prestar auxílio, esclarecimentos e realizar encaminhamentos a Defensoria Pública, a Secretaria de Trânsito, a Junta Administrativa de Recurso de Infração (Jarí), a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Universidade de Cuiabá (UNIC). Em 2009 o Procon realizou 3.432 atendimentos. As principais reclamações relacionam taxas indevidas, queixas quanto a serviços essenciais de água, luz e telefone. Eletroeletrônicos e eletrodomésticos com vícios também estão entre os itens mais relacionados. A unidade está localizada na Rua das Avencas, nº 2292. O horário de atendimento ao público pela manhã é 07h30 às 11h30 e à tarde das 13h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3531-1512 ou 3531-8987.