A Diretoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Sinop está realizando nesta segunda-feira (15), um evento na Praça Plínio Callegaro para comemorar o “Dia Internacional do Consumidor”. O evento tem como tema “Diga não ao Supe…
A Diretoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Sinop está realizando nesta segunda-feira (15), um evento na Praça Plínio Callegaro para comemorar o “Dia Internacional do Consumidor”. O evento tem como tema “Diga não ao Superendividamento”. Segundo a diretora executiva do Procon em Sinop, Ivete Mallmann Franke, mais de 100 pessoas já passaram pelo local nesta manhã. “A procura foi alta, as pessoas tem vindo realmente para se informar sobre a renegociação de dívidas. Podemos perceber que o valor do endividamento não é tão alto, fica em torno de R$ 2 a R$ 3 mil, porém a situação complica porque as empresas cobram um pagamento total e imediato”, explicou. Aproximadamente 20 pessoas do Procon, Defensoria Pública, Secretaria de Trânsito, Junta Administrativa de Recurso de Infração (Jarí), Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Universidade de Cuiabá (UNIC) estão atendendo a demanda. Conforme a diretora a equipe estará no local até às 15 h da tarde. “Como a procura foi elevada resolvemos estender para a parte da tarde também sem intervalo ao meio dia”, salientou. De acordo com o Procon a medida visa traçar o perfil dos consumidores locais que tenham contraído dívidas para em uma segunda etapa buscar negociar com as empresas. O objetivo é renegociar condições de pagamento e redução de juros. O cadastramento dos consumidores continua durante toda a semana na sede do órgão, na Rua das Avencas, nº 2292, das 7h30 às 11h30. A agente de saúde Romilda Ramos procurou os serviços. “Vim para saber sobre a redução de juros da prestação do carro. Encaminhei e em 15 dias vou ao Procon para saber se é possível”, destacou. O padeiro Moisés de Oliveira Magalhães também foi em busca de informações. “Vim para me informar sobre dívidas bancarias, fiquei de voltar ao Procon para saber quais os procedimentos”, disse. Os representantes da Defensoria Pública, Maila Cassiana Rodrigues e Hugo Ramos Vilela, relataram que a procura pelos serviços da Defensoria teve vários motivos. “Foram dúvidas de orientações trabalhistas, criminais, direito previdenciário, Detran e de endividamento bancário”, comentaram. Na atividade alusiva ao Dia Internacional do Consumidor também estão sendo prestadas orientações aos consumidores quanto aos seus direitos e deveres, pontuando que procedimentos podem ser adotados quando alguém se sentir prejudicado na aquisição de um produto ou serviço. Em 2009 o Procon realizou 3.432 atendimentos. As principais reclamações relacionam taxas indevidas, queixas quanto a serviços essenciais de água, luz e telefone. Eletroeletrônicos e eletrodomésticos com vícios também estão entre os itens mais relacionados. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3531-1512 ou 3531-8987.