Técnicos do Departamento de Transito (Detran) de Cuiabá, estão em Sinop nesta sexta-feira (26), para orientar os funcionários da Circunscrição Regional de Transito (Ciretran)em relação ao novo sistema, o Detran-net, que foi…
Técnicos do Departamento de Transito (Detran) de Cuiabá, estão em Sinop nesta sexta-feira (26), para orientar os funcionários da Circunscrição Regional de Transito (Ciretran)em relação ao novo sistema, o Detran-net, que foi implantado no Estado no último dia 18. De acordo com o corregedor do departamento e coordenador da implantação do novo sistema, Claudio Cesar da Silva, o Detran-net oferece vantagens como a comunicação automática de venda para a Secretaria de Fazenda, sem a necessidade do vendedor ter que se dirigir pessoalmente à Fazenda. Outra vantagem é a comunicação imediata e o desconto direto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automores (IPVA ), no caso de roubo do veiculo. “Também estamos organizando o licenciamento eletrônico que estará disponível a partir do terceiro trimestre de 2011, assim será possível receber o licenciamento sem sair de casa”, explicou Claudio. Conforme os técnicos, outra vantagem é a consolidação de Sinop, Caceres, Rondonópolis, Barra do Garças e Sorriso como emissores de carteiras de habilitação. O diretor estadual de CNH, Eugenio Destri, explicou que até então os processos eram elaborados nos municípios, passavam pela avaliação local, depois seguiam para Cuiabá onde era realizada uma nova avaliação. “O processo todo levava aproximadamente 30 dias, agora a avaliação será feita nos pólos mesmo e só a impressão em Cuiabá, o tempo de expedição cairá para dez dias”, destacou. Mato Grosso conta hoje com uma média aproximada de 1,2 milhão de veículos em circulação. Com o novo sistema a estimativa é que 25 mil processos de habilitação (primeira habilitação e renovações) sejam realizados mensalmente, além da agilização de 50 mil processos de licenciamento de veículos. Claudio e Eugenio lembraram que o antigo sistema estava em funcionamento há 20 anos e não comportava mais a demanda do Estado. “Afora algumas dúvidas que estão sendo sanadas, o novo sistema irá facilitar e melhorar o atendimento ao público”, finalizaram.