A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor, Procon de Sinop, divulgou nesta tarde (19), um relatório comparativo dos atendimentos realizados nos anos de 2009 e 2010.
De acordo com a coordenadora executiva do Procon, <br>Ivete Mallmann Franke, em 2009 foram contab…
A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor, Procon de Sinop, divulgou nesta tarde (19), um relatório comparativo dos atendimentos realizados nos anos de 2009 e 2010. De acordo com a coordenadora executiva do Procon, Ivete Mallmann Franke, em 2009 foram contabilizados 3.183 registros de processos administrativos e 5.918 consumidores receberam orientação de forma presencial na sede do órgão, perfazendo um total de 9.101 pessoas atendidas, sem contar as consultas por telefone e os Termos de Ajuste de Conduta elaborados. Em relação a esses números, Ivete destacou que de 01/01/2009 a 18/06/2009 o Procon utilizou o sistema Duralex, tendo sido registrado 1.543 procedimentos administrativos, porém este sistema não dispunha de ferramentas para classificar e quantificar os seguimentos que mais apresentavam reclamações. “Entretanto a partir do dia 19/06/2009 passamos a atuar no sistema SINDEC, interligado ao Ministério da Justiça e este nos possibilita emitirmos relatórios detalhados, tendo sido registrados 1640 procedimentos administrativos que correspondem às seguintes áreas: assuntos financeiros 620, serviços essenciais 490, produtos 418, serviços privados 46, saúde 33, habitação 28 e alimentos 5”, detalhou. Já no ano de 2010 foram registrados 3.195 processos administrativos e 7.613 pessoas receberam orientação de forma presencial na sede do Procon. Também foram registrados 7.463 atendimentos via telefone e houve a realização de 40 Termos de Ajustamento de Conduta, totalizando 18.311 consumidores atendidos. Dos 3.195 processos administrativos registrados em 2010, estes se referem às seguintes áreas: assuntos financeiros 1.312, serviços essenciais 843, produtos 881, serviços privados 103, saúde 40, habitação 13 e alimentos 03. Para Ivete, o pequeno aumento (12) do número de processos administrativos de um ano para o outro, é reflexo da conscientização dos fornecedores que passaram atender os consumidores sem a necessidade de intervenção do Procon, demonstrando que a atuação pedagógica e de orientação tem alcançado o seu objetivo. Para os consumidores que desejam tirar duvidas ou apresentar queixas o órgão fica na Rua das Avencas, 2292, no centro e o telefone de contato é o 35318987.