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10 FEV 2011
SAAES implanta hidrometros em 92% do Maringá I e II. Consumo médio aumenta em R$ 8
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O Sistema Autonômo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES) realizou no mês de janeiro a hidrometração dos bairros Jardim Maringá I e II. 754 residências receberam o hidrômetro, cobrindo 92% dos bairros. De acordo com o responsá…
O Sistema Autonômo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES) realizou no mês de janeiro a hidrometração dos bairros Jardim Maringá I e II. 754 residências receberam o hidrômetro, cobrindo 92% dos bairros. De acordo com o responsável pela autarquia, Juventino Silva, um estudo elaborado pelo SAAES demonstrou que com a colocação do aparelho há um aumento médio da receita de R$ 8 por conta de água. “Sinop tem um déficit total de 12 mil hidrômetros, isso nos leva a uma conta mensal de R$ 96 mil que deixam de ser arrecadados com a água, pois os consumidores pagam só a taxa básica e no ano todo esse valor soma R$ 1,1 milhão”, explicou Juventino. Segundo ele desde que os aparelhos foram implantados no Maringá I e II os técnicos estão monitorando e a receita de dezembro que estava em R$ 25,2 mil subiu para R$ 30,8 mil em janeiro. “Um aumento de 22% em um mês em que a maioria dos moradores está viajando de férias”, salientou. A expectativa do SAAES é concluir o processo de hidrometração em todas as residências até o fim de 2012. Para isso os aparelhos estão sendo adquiridos. Uma licitação no valor de R$ 294 mil foi realizada em 2010 e 7 mil equipamentos foram comprados. Os mesmos estão sendo recebidos gradativamente e implantados nos imóveis. Juventino apontou que toda a receita arrecadada pelo SAAES é revertida em benefícios e melhorias nos serviços prestados. De acordo com ele em dois anos aumentou em 19 mil o número de consumidores atendidos e recentemente foi implantado um sistema de monitoramento 24 horas via celular nos sistemas do Pérola, Gente Feliz e Itália. “Pelo sistema, qualquer problema elétrico ou mecânico que aconteça na rede de água, um sinal é emitido automaticamente através de um ship via celular para a Central de Atendimento do SAAES e o problema é resolvido antes que a população perceba que a falha ocorreu”, apontou o secretário.
Autor: Claudia Lazarotto