O Centro de Referência Especializado de Assistência Social -–CREAS oferece de forma continuada os Serviços da Proteção Social Especial de média complexidade à pessoas e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
A finalidade é proporcionar atendimento psicossocial especializado, visando a superação das situações de direitos ameaçados ou violados, o fortalecimento da função protetiva das famílias e a preservação, ou reinvenção dos vínculos familiares, comunitários e sociais.
Objetivos:
. Fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva das famílias;
. Assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência preservando a integridade física, mental e social;
. Prevenir o abandono e a institucionalização;
. Contribuir para romper com padrões violadores no interior da família;
. Contribuir para a reparação de danos e de direitos violados;
. Prevenir a reincidência de violações.
Quem tem direito aos serviços?
Crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e suas famílias, que vivenciam situações de risco e violações de direitos por ocorrência de violência física, psicológica, negligência grave ou violência sexual (abuso ou exploração sexual), situação de rua e mendicância, vivência de trabalho infantil, abandono, cumprimento de medidas sócio-educativas e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem estar.
Como funciona?
O trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional para potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. O atendimento é feito no CREAS ou através do deslocamento de equipes em territórios e domicílios. Esses serviços devem funcionar em conjunto com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras organizações de defesa de direitos, com os demais serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas com o objetivo de estruturar uma rede eficaz de proteção social.
Em caso de violação de direitos procurar:
Conselho Tutelar- 3531.4722
CREAS Sinop I
Rua dos Eucaliptos, 459 Setor Comercial- Fones: 3531.4777 e 9656.9456