O encontro possibilitou debates sobre os meios de promoção da igualdade racial e da luta pelo fim do racismo
A comunidade atendida pelo CRAS Paulista participou, nesta quinta-feira (21), de uma roda de conversa em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado (20). O encontro possibilitou debates sobre os meios de promoção da igualdade racial e da luta pelo fim do racismo em todos os setores da sociedade.
Com o tema central "Promovendo a diversidade étnica e cultural na comunidade", o encontro contou com a fala da presidente do movimento Coletivo Negras Matogrossenses, Claudia Miranda Franco. “Falamos um pouco sobre a educação antirracista, sobre como nos defender e combater o racismo, lembrando de onde viemos e, principalmente, para onde vamos. Sabemos que o racismo é também social e cultural, poder falar num grupo, num espaço destinado ao debate de questões sociais é muito importante”, ressaltou.
A coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destacou algumas das ações executadas pelo município que têm possibilitado ampliar o debate e a conscientização acerca do tema, como a reestruturação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o recebimento de equipamentos como um carro, TV e computadores. “Esse é um trabalho que vem acontecendo nos últimos quatro anos e sempre com mais destaque nas datas alusivas, como a data de ontem, o Dia da Consciência Negra, mas é um trabalho contínuo que acontece enquanto política pública da secretaria de Assistência Social”, considerou.
O próximo encontro será nesta sexta-feira (22), no Centro de Convivência Dona Zezé, a partir das 8h. Serão debatidos assuntos como a importância de promover a igualdade racial em todos os setores da sociedade e encontrar soluções práticas para a superação de todas as formas de racismo.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Mylene Dias