Saiba os requisitos mínimos de informações para registrar esses chamados:
Registre seu relato. É importante que seja claro e objetivo, mas completo com informações que facilitarão a análise. Indique o órgão e o agente responsável, o tema, o serviço relacionado, a data, o local, as condutas praticadas, e tudo mais que possa ajudar a entender o caso. Você também poderá adicionar documentos, vídeos, fotos e imagens.
IMPORTANTE SABER:
Para acompanhamento, interação ou recebimento de resposta conclusiva de qualquer tipo de MANIFESTAÇÃO, o cidadão deverá no mínimo
registrar-se de forma identificada, podendo solicitar
sigilo de informações, pois conforme determina a
Lei Federal 13.460/2017: "As manifestações registradas de maneira anônima são consideradas comunicações e não será possível o seu acompanhamento."
Segue alguns exemplos:
1. Concurso Público:
- Data da inscrição e data da realização;
- Edital;
- Data da homologação ou data da nomeação;
- Número de vagas;
- Ordem de classificação;
- Prazo de validade.
2. Contratação de Pessoal:
- Nome completo da pessoa contratada;
- Cargo ou função;
- Data da contratação;
- Descrição da irregularidade.
3. Despesa Pública:
- Nome do administrador ou responsável;
- Descrição da despesa;
- Data em que ocorreu;
- Número do empenho se houver;
- Descrição da irregularidade.
4. Licitação:
- Órgão contratante;
- Edital;
- Modalidade da licitação;
- Número do contrato e ano;
- Data em que ocorreu a irregularidade;
- Descrição da irregularidade.
5. Nepotismo:
- Nome completo do favorecido pela contratação;
- Cargo ou função;
- Lotação;
- Descrição da irregularidade (indicando o nome do parente).
6. Obras Públicas:
- Localização exata da obra;
- Descrição da obra em execução, reforma ou ampliação;
- Data do início da obra;
- Data prevista para o término da obra;
- Valor;
- Informar, se possível, o convênio existente para execução da obra;
- Descrição da irregularidade;
- Fornecer fotos, se possível.
7. Acúmulo de Cargos:
- Nome completo do favorecido;
- Cargos ou funções ocupadas;
- Lotação;
- Data da irregularidade.
Qualquer cidadão pode se manifestar junto à Ouvidoria Geral Municipal pelos canais de comunicação disponíveis.
A Ouvidoria está apta a receber, analisar e encaminhar elogios, sugestões, solicitações de providências, reclamações e denúncias. Neste espaço, você pode exercer a sua cidadania e realizar o controle social na Gestão Pública.
Porém, para facilitar esse atendimento e garantir que as manifestações tenham eficácia, é necessário que o usuário fique atento a algumas orientações sobre a forma adequada de registrar um chamado, incluindo os requisitos mínimos necessários para cada procedimento.
Veja abaixo essas orientações:
- Linguagem clara e compreensível;
Matéria de competência do Município, incluindo numero de protocolo de atendimento não concluido pelo Setor responsável.
Identificação e Descrição dos fatos irregulares;
Quando possível, citar nomes dos prováveis responsáveis;
Quando possível, citar ano ou data em que os fatos ocorreram;
Indícios de que os fatos descritos constituam irregularidades.