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Carta de Serviços
Atualizado em: 12/10/2024 às 12h47
Serviços Sociais
Cadastro Único
O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita.

 

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Serviço para:
CIDADÃO
Formas de Solicitação
Presencial

Somente Presencial, realizado nas próprias unidades dos CRAS, onde o Usuário deve verificar qual Unidade pertence ao seu bairro:

CRAS - Boa Esperança
Rua Benedita Nogueira, s/n, Boa Esperança, (66) 99656-1088

CRAS - Menino Jesus
Avenida Brasil, 287, Menino Jesus, (66) 99658-1541

CRAS  - Palmeiras
Rua das Dracenas, 1712, Jardim das Violetas,  (66) 3531-3197

CRAS -  Paulista
Rua da Aclimação, 761, Jardim Paulista, (66) 3531-0960
Documentação

Documentos obrigatórios para o cadastramento:

Para o responsável pela família - RF:
a)  CPF ou Título de Eleitor;

Para os demais membros da família:
b)  Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Custos
Gratuito.
Etapas do Serviço
Apresentação da documentação exigida - entrevista - cadastramento.
Requisitos
Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:
a)    Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
b   Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
Justificativa
  • Quando você faz o seu Cadastro Único, você e sua família podem ter acesso a vários Programas Sociais do Governo Federal.
    Mas, cada programa tem as suas próprias regras. Assim, além de ter feito o cadastro, a sua família precisa estar dentro das regras dos programas.
Verifique quais são os programas sociais do Governo Federal a que a sua família pode ter acesso e quais são as regras de cada um. Se você se interessar por algum programa, procure o CRAS do seu município mais perto de você para ter informações sobre como fazer parte.

Serviços Ofertados nas quatro Unidades Muncipais :
Inscrição/Atualização do Cadastro Único;  
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo; 
Benefícios Eventuais (Auxilio Passagem, Auxilio Funeral, Cesta básica);  
Benefício de Prestação Continuada- BPC.
Prazo para Atendimento
Imediato.
Prioridades de Atendimento
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento:
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.
 
Forma de Acompanhamento
Pela internet ou pelo aplicativo do seu celular:

https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

a)   Meu CadÚnico
Meu CadÚnico permite que você, cidadão cadastrado do Cadastro Único, acesse seus dados e de sua família e possibilita a impressão de comprovante de cadastramento. Essa ferramenta busca diminuir a necessidade de sua ida pessoalmente ao Posto do Cadastro Único e Bolsa Família ou CRAS.
Observações
Cadastramento de pessoas sem documento
Se alguém da família ou se todos os integrantes não tiverem documentos, não tem problema!
O entrevistador do Cadastro Único deve fazer a entrevista mesmo assim, orientar e encaminhar a família ou a pessoa para tirar os documentos. Se a pessoa nunca foi registrada, a primeira via da certidão de nascimento é de graça. O cadastramento é um direito da família de baixa renda.
Mas, enquanto o Responsável Familiar (RF) não apresentar um dos documentos obrigatórios ao entrevistador e um documento para cada membro da família, o cadastro ficará incompleto e a família não poderá participar de programas sociais. Ainda assim é importante que o cadastramento seja feito para que o governo possa providenciar ações de mobilização para o registro civil de nascimento e a documentação básica dos cidadãos.
As pessoas podem denunciar casos em que o Setor do Cadastro Único não queira fazer o cadastramento, entrando em contato com a Ouvidoria-Geral do Ministério da Cidadania. O telefone é 121.
Mais informações, favor contatar a Assistência Amiga, através do (66) 99223-9411.
ATENDIMENTO:
De segunda a sexta feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Serviço relacionado a secretaria:
Secretaria Municipal de Assistência Social
Secretaria Municipal de Assistência Social
Secretária: Scheila Pedroso da Silva
ATENDIMENTO:
de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h
ENDEREÇO:
Rua das Aroeiras, nº. 1116 – Centro – Sinop/MT CEP: 78550-208