O PRONATEC
Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff e prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que, juntos, oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis até o ano de 2014.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa a ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira e melhorar as condições de inserção no mundo do trabalho.
O PRONATEC Brasil Sem Miséria é uma das modalidades do PRONATEC do Ministério da Educação e é voltado ao público atendido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, principalmente do programa Bolsa Família, Beneficiários dos Programas de Transferência de Renda, pessoas com deficiência e aos inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CADÚNICO),
Quem pode se inscrever nos cursos?
Pessoas com deficiência;
—Pessoas que recebem benefícios dos Programas Federais de Transferência de Renda, como Bolsa Família, ou que estejam cadastradas no CadÚnico;
—Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;
—Desempregados;
—Estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos – EJA das Escolas Públicas.
Como funciona?
São ofertados gratuitamente cursos presenciais de formação inicial continuada (FIC), com no mínimo 160 horas de duração, em diversas áreas profissionais.
—Os alunos recebem, após o início do curso, o chamado auxílio estudantil para custear alimentação (lanche leve) e transporte, de modo a viabilizar a participação no curso.
Este auxílio poderá ser fornecido em dinheiro ou por meio de vale-transporte e lanche na unidade de ensino. Os alunos recebem ainda: material didático, escolar e, quando exigido pela instituição, uniforme.
—Após a qualificação nos cursos, o aluno, caso deseje, poderá ser encaminhado para o mercado de trabalho.
Como se inscrever?
—Para se inscrever nos cursos do Pronatec BSM, você deve procurar o CRAS mais próximo de sua casa, ou os postos de matrícula itinerante.
—Para saber onde estão os postos de matrícula, e pedir maiores informações sobre os cursos, você pode ligar para a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação no fone: (66) 3531 2791 e falar com a Equipe do PRONATEC ou para a Equipe ACESSUAS TRABALHO no fone (66) 9638 6856.
O PRONATEC Brasil Sem Miséria em Sinop:
No município de Sinop, até o mês de junho de 2014, já foram ofertados 65 tipos diferentes de cursos, com um total de 3.681 Pré matrículas feitas e destas, 2.826 pessoas se qualificaram, ou estão se qualificando para o mercado de trabalho.
|
|