Prefeitura
Prefeito (a)

Rosana Martinelli

Partido: PR - Partido da República

Grau de instrução: Superior Completo

Email: gabinete@sinop.mt.gov.br

Telefone: (66) 3517-5214

Perfil:

Rosana Tereza Martinelli nasceu em 09/12/1966, no município de Palotina, no Paraná. Filha de Valentim Dallastra e Domicilde Gasperin Dallastra mudou para Sinop com a família no ano de 1973, um ano antes da fundação da cidade, após o pai que era agricultor, ser incentivado a migrar para Mato Grosso em função das oportunidades que estavam surgindo na região Norte, principalmente a área rural.

O pai de Rosana montou uma madeireira em Sinop e incentivou amigos a se mudarem para o município após a família ter se adaptado bem no Estado. No ciclo educacional, estudou o ensino médio na cidade, ficou um período se dedicando ao trabalho e após retornar aos estudos, formou no curso de Administração de Empresas em uma universidade particular da cidade no ano de 2005.

Rosana ingressou na política através do seu esposo, Osmar Martinelli, que foi vereador no município em 1992, na gestão do então prefeito Adenir Barbosa, e também atuou como diretor de tributação, na época. No período da campanha do esposo, ela ajudou na organização, fez visitas aos bairros e as famílias de Sinop, além de ouvir as necessidades da população, principalmente na área de assistência social.

Osmar então decidiu se afastar da política para voltar a se dedicar ao setor madeireiro e ajudar Rosana a gerenciar a empresa. Em 2004, seu esposo teve uma meningite que o deixou paraplégico e com lesões cerebrais. Neste período, uma  crise afetou a economia e o setor madeireiro de Sinop, justamente no momento em que Rosana assumiu o comando dos negócios da família. Os dois têm um filho, Osmarzinho Dallastra, que tem 15 anos.

A primeira experiência de Rosana Martinelli no setor público ocorreu há 10 anos como secretária de Indústria e Comércio. Na época, como tinha experiência da administração da empresa e pelo fato de conduzir a madeireira, atuando com exportação e viagens nacionais e internacionais, trabalhou na atração de recursos para o município.  

Após se afastar da política temporariamente, dedicou-se ao trabalho nas entidades da cidade e na Acrinorte como secretária-geral, ajudando na Exposição Agropecuária de Sinop, recebeu o convite em 2011 para reestruturar o PSB no município e ter a possibilidade de disputar a sua primeira eleição, como candidata à vice-prefeita no ano seguinte.

Cenário que se concretizou e foi eleita juntamente com o prefeito Juarez Costa (PMDB) em 2012, com 61,12% dos votos.

Nestes quatro anos, assumiu o comando da Prefeitura de Sinop em cinco oportunidades, tendo a possibilidade de conhecer de perto a gestão pública. Também foi à Brasília algumas vezes para buscar recursos para a cidade nos Ministérios e junto à Bancada Federal.

Nas eleições de 2016, com 49 anos, Rosana Martinelli lançou-se candidata do PR à Prefeita de Sinop pela coligação “Amor por Sinop”, com o apoio de mais 10 partidos (PMDB, PTB, PT, PV, PMN, PMB, PTC, PROS e PC do B e PTN). Suas principais virtudes são a determinação, perseverança e vontade de trabalhar, de acordo com ela.

Filiada ao PR, Rosana Martinelli também já militou no PSDB e no PSB.