Notícias
Economia
Sinop sediará feira de tecnologia, inovação e empreendedorismo em dezembro


Publicado: 10/11/2017 ás 09:56:00
Autor: Leandro J. Nascimento
Fonte: Assessoria da Prefeitura

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop, divulgou, no início desde mês, o edital de lançamento da primeira edição da Feira de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Negócios de Sinop (in_@ação_Sinop/2017), programada para os dias 01 e 02 de dezembro, no parque de exposições da Acrinorte. O evento, que  é organizado de forma conjunta pela Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES-Sinop), Prefeitura Municipal de Sinop e, Unemat Sinop, por meio do NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia) da Unemat e a i5_ADMINISTRA, Empresa Junior do Curso de Administração da Universidade, está com inscrições abertas para equipes e projetos. 

Clique aqui para acessar o edital.

Conforme explica o coordenador do curso de Administração da Instituição em Sinop, professor Doutor Ronald Pires da Silva, a feira nasce com o propósito de estimular o empreendedorismo em diferentes segmentos (educação e sociedade em geral), estimulando a consolidação de projetos que, mediante a orientação técnica, possam gerar investimentos e contribuir com a economia local e a geração de empregos. Candidatos devem inscrever projetos em uma das categorias do evento: inovação tecnológica (IT), Startups Inovadoras (Startups), novas ideias/Negócios Diversos (NEG).
 
"A feira é aberta à comunidade. Qualquer pessoa que tiver um projeto na área de inovação, tecnologia, empreendedorismo pode participar. Mas, para isso, ele [interessado] deve procurar uma instituição de ensino e que colocará [o projeto] dentro das normas e levará o projeto para o evento", pondera.
 
Ainda conforme o professor Doutor, a feira apresentará à comunidade regional de Sinop e mato-grossense alternativas de possíveis desenvolvimentos em projetos de produtos/serviços e/ou processos inovações para atender às questões e necessidades da sociedade para investimentos, renda e trabalho. Tais projetos de produtos e/ou serviços (processos inovadores), serão nas grandes áreas dos conhecimentos de atuação das instituições educacionais colaboradoras envolvidas no Evento. 
 
Pelo que rege o edital, as inscrições para equipe e projeto participante foram abertas no último dia 05 de novembro e seguem até o próximo dia 20, exclusivamente por meio do endereço eletrônico: www.i5administra.com.br. Serão premiados os melhores o 1º e 2º lugares de cada categoria. 
 
Dia de orientações
 
Para os interessados em participar da feira, mas que encontram dúvidas acerca de como proceder, como procurar as instituições de ensino ou as grandes áreas dos conhecimentos de atuação das instituições educacionais colaboradoras envolvidas no evento podem procurar a Unemat Sinop no próximo dia 14 em três horários: das 8h às 9h30, das 14h às 15h30 e das 20h às 21h30, todos na área onde fica a cantina na instituição.
 
"Esse equipe fará a orientação. É muito importante que Sinop e região, pessoas da comunidade, empresários ou estudantes de ensino médio participem da feira, pois não há custo", acrescenta ainda o professor Ronald Pires da Silva.
 
A feira é apoiada pelas seguintes entidades educacionais colaboradoras: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT – Sinop); FASIPE (Faculdades de Sinop); SENAI (Serviços Nacional de Apoio a Indústria) – unidade Sinop; KROTON/UNIC – Sinop; SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Empresas); SECITEC de MT; IFMT – Unidade de Sinop.