Seção de atalhos e links de acessibilidade

BRASIL TRANSPARENTE

Sinop obtém maior índice de transparência em dados públicos de MT, aponta CGU

Publicado em: 14 de Dezembro de 2018

Data: 14 de Dezembro de 2018

A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou o novo ranking Escala Brasil Transparente (EBT). Conforme o levantamento, Sinop é o município de Mato Grosso com o maior índice de transparência nos dados públicos, sendo que conquistou ainda a 24ª colocação no ranking nacional.

O ranking feito pela CGU considerou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e Sinop obteve a pontuação de 9.5. Foram avaliados além das Capitais e Estados, 885 municípios com mais de 50 mil habitantes.

A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360° houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet).

A avaliação incorporou aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras.

Com informações da CGU.