Seção de atalhos e links de acessibilidade

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Semana da água de 2020 ganha logomarca oficial


Publicado em: 30 de Abril de 2019

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Data: 30 de Abril de 2019

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Autor da Foto: Ademir Specht

A edição de 2020 da Semana da Água, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), já ganhou sua logomarca oficial. No próximo ano, a imagem que estampará a campanha e todas as peças produzidas para o período será aquela criada pelos estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Silvana, localizada na zona rural de Sinop. 

A logo foi selecionada pela SDS durante prova da Gincana da Água, no mês de março. Como parte da programação da atividade ambiental, estudantes de escolas municipais foram estimulados a desenvolverem uma logomarca que dialogasse com a proposta da Semana da Água, isto é, a conscientização e alerta quanto ao uso consciente do recurso hídrico. 

Dentre as seis escolas participantes da Gincana, foi a criação da EMEB Silvana quem se destacou perante avaliação dos jurados. O desenho premiado apresenta duas faces de um planeta Terra e que contrapõem a abundância e a escassez de água. O diálogo é estabelecido por meio de uma comparação temporal - 2019 e 2050 - revelando, ao mesmo tempo, os prejuízos pelo desperdício. De forma simples, o estudante Gabriel Rodrigues, de 10 anos, dá o tom à proposta:  

“A ideia foi [desenvolvida] junto com a professora Keila. Dois mil e dezenove eles vão gastar toda a água. Daí, em 2050, não vai mais ter água e eles vão querer fechar”, frisou o estudante. 

A educadora Keila Regina salienta que o trabalho é resultado de uma semana de atividades com os alunos de quarto e quinto anos do Ensino Fundamental. “Dentro de uma semana fizemos todos os trabalhos. Foi bastante intenso”, destacou. Na Gincana da Água de 2019, a EMEB Silvana conquistou o segundo lugar, recebendo como prêmio uma televisão de 32 polegadas (patrocínio da empresa Flores do Brasil) mais uma aula de educação ambiental no aterro sanitário da empresa Sanorte, em Primaverinha, distrito de Sorriso. 

“Foi muito bom participar da gincana. A gente aprendeu várias coisas. E a gente foi para a Sanorte, no aterro sanitário. A gente viu que o chorume é meio que uma água química do lixo. Vai para os tanques, depois passa por uma química para ficar renovada e pode ser usado para outras coisas”, falou o estudante José Henrique, de 10 anos, ao se referir à visita. 

Confira a relação dos vencedores da Gincana da Água

1º EMEB Rodrigo Damasceno
Premiação: 01 Notebook (patrocínio Águas de Sinop) + um dia de lazer no Curupy Acqua Parque


2º EMEB Silvana
Premiação: 01 TV 32 polegadas (patrocínio Vale do Verde) + uma aula de educação ambiental no Aterro Sanitário da SANORTE em Primaverinha

3º EMEB Armando Dias
Premiação: 01 impressora (patrocínio empresa Flores do Brasil) + 01 dia de cinema no Cine Center de Sinop