Seção de atalhos e links de acessibilidade

JONASP

Secretário nacional destaca em Sinop importância de segurança no campo


Publicado em: 23 de Novembro de 2021

Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Data: 23 de Novembro de 2021

Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Autor da Foto: Assessoria da Prefeitura

O secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, destacou, em Sinop, que aprimorar o trabalho das instituições de segurança resultará, consequentemente, em investimentos em âmbito macro. Para ele, o trabalho precisa ser visto como vetor de fortalecimento de economia.  “À medida que nós melhoramos o trabalho dessas instituições, nós promovemos um ambiente propício para trazer investimentos aos municípios, aos estados e ao país”, pontuou, durante abertura da 1ª Jornada Nacional de Policiamento Rural: Práticas e Tendências, promovido no auditório do Centro de Eventos Dante de Oliveira, nesta terça-feira (23), reunindo diversas autoridades políticas, membros da segurança pública municipal, estadual e federal.

Paim disse, ainda, que priorizar o policiamento da área rural é meta do Governo Federal. “Nós sabemos que é um tema importante, tanto que nosso ministro [da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres], nos chamou há pouco tempo e falou que era uma de suas prioridades [...] o que fazer a curto, médio e a longo prazo, num viés da segurança, tanto das propriedades quanto das pessoas que trabalham no campo”, disse, em discurso.

Sinop foi um dos sete municípios escolhidos para ser sede da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (JONASP) e, conforme Paim, o momento é oportuno para discutir as práticas e realidades dos profissionais da segurança. “Esperamos que aqueles profissionais que nós trouxemos do Brasil, possam vir aqui à frente apresentar suas boas práticas, mas também, falar das dificuldades que eles enfrentam”, reforçou.

Para o prefeito Roberto Dorner (Republicanos), a realização do evento é de extrema importância tanto para o município quanto para a região. “Com a união que estamos tendo com municípios vizinhos, teremos a segurança que o nosso campo merece [...]. A segurança não começa de um dia para o outro. A segurança começa com planejamento e tem que ser discutido vários assuntos, estudado, para que a segurança do campo venha de maneira correta para que não prejudique ninguém”, disse, durante o evento.

A solenidade de abertura do evento também contou com duas palestras. Uma relacionadas ao policiamento rural e, outra sobre as ações do MAPA no combate a ilícitos com mercadorias, bens e materiais agropecuários. O evento foi transmitido, ao vivo, na página de Facebook da Prefeitura de Sinop e pode ser conferido no link: https://fb.watch/9t7U3eX0RX/.

 

Jornada

A I Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, é uma iniciativa inédita do MJSP, que começou em setembro e será realizada em sete etapas, até março de 2022, com a discussão de temas como Encontro Nacional de Gestores de Estatísticas de Segurança Pública; Policiamento Rural – Práticas Exitosas; Município, Segurança Pública e Criminalidade; Segurança nas Fronteiras – Integração e Apoio Mútuo; e Violência Doméstica e Contra a Mulher. A ação tem papel fundamental na discussão de novos caminhos e perspectivas para a segurança pública do país.

A programação segue até quitna-feira (25), com palestras e mesas-redondas, no entanto, nesses dias, o local será no auditório da Câmara Municipal. Entre os temas que serão debatidos estão: Segurança Pública Rural; Investigação de crimes rurais; Atuação da Polícia Rodoviária Federal no combate ao roubo de cargas; Patrulha rural, entre outros.