Seção de atalhos e links de acessibilidade

EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação promove seminário Educando para o Futuro com palestras e atividades temáticas

Publicado em: 20 de Outubro de 2021

Autor: Ana Rodrigues

Data: 20 de Outubro de 2021

Autor: Ana Rodrigues

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, realiza o I Seminário Educando para o Futuro, com Festival Literário Itinerante, que faz parte do projeto de formação "Tesouro Literário", para todos os professores da rede municipal. O Seminário, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, começou hoje (20) e segue também nos dias 21 e 22 de outubro, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

Durante os três dias de formação, diversos temas serão trabalhados. O início foi nessa quarta-feira (20), às 7h, com professores da educação infantil, com o “Festival Literário Itinerante”, e palestras abordando contação de histórias e por que ler com os pequenos. Já no dia 21, os trabalhos iniciarão com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental, com o Festival Literário Itinerante, e palestras abordando contação de histórias e como formar crianças leitoras. Já na sexta-feira (22), também a partir das 7h, participarão os professores da educação infantil, ensino fundamental e educação especial, com a temática “Educação Inclusiva e o Transtorno do Espectro Autista”.

O objetivo do I Seminário - Educando para o Futuro, é promover a ação e o acesso de livros através do Tesouro Literário, e enriquecer as práticas dos professores. O fechamento do ciclo formativo do I Seminário terá seu desdobramento em mais práticas inovadoras e o fomento pela literatura, para os mais de 17 mil alunos da rede municipal de educação.

A temática que já vem sendo trabalhada em sala de aula contempla a prática diária de acesso aos livros. Dentro desse conceito, as unidades escolares receberam um kit com 30 livros de literatura de acordo com a idade, e materiais complementares do professor e aluno, para cada turma.

Além da capacitação, terá oficinas e dinâmicas com os professores, conforme ressalta a secretária Municipal de Educação, Sandra Donato. “Investir em formação continuada aos educadores é uma forma de mantê-los sempre atualizados. A ação integra uma das políticas de governo da gestão e visa o aprimoramento dos profissionais da Rede. Estamos atuando forte no sentido de possibilitar a formação para nossos professores da rede municipal, pois ter professores capacitados é uma forma de também atuarmos sempre em busca da melhora nos nossos índices da educação, a exemplo do Ideb”, destacou a gestora.

Vale ressaltar que só neste mês, aproximadamente 500 professores da rede municipal de educação participaram de uma formação voltada ao conhecimento tecnológico, para dar início ao projeto de Robótica Espacial, além de formação com bolsistas e TDI – Técnica de Desenvolvimento Infantil.