SAE prepara as UBS´s para realizarem implantação de DIU

Publicado em: 13 de Dezembro de 2018

Data: 13 de Dezembro de 2018

A Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizou na tarde da última terça-feira (11) mais uma etapa do projeto de capacitação com ênfase em orientações, manutenções e inserções do Dispositivo Intrauterino (DIU).  O evento ministrado pelo médico obstetra/ginecologista e coordenador do Serviço de Atenção Especializado (SAE), Walther Esteves Lima contou com a presença dos profissionais da saúde municipal e acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop.

A ação vem preparando profissionais, principalmente das Unidades Básicas de Saúde (UBS), desde os recepcionistas, aos agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, para que a partir de 2019 todos os profissionais estejam preparados para que a implantação do DIU seja realizada na própria unidade. De acordo com o Dr. Walter, com isso o município pretende alcançar um número maior de mulheres que não desejam uma gestação naquele momento, oferecendo a elas um método contraceptivo seguro e eficaz que pode ser usado da adolescência até a menopausa.

“Temos um grande aumento de gestação em meninas com idade entre 10 e 14 anos e ainda um crescimento no número de gravidez não planejada, podendo chegar a 80% em todo o mundo. As mulheres têm adoecido e empobrecido mais, porque param de estudar e de trabalhar, muitas cuidam dos filhos sozinhas, sem o auxilio do pai da criança, então precisamos dar mais oportunidades e cuidados a elas”, fala Walter.

Atualmente somente o SAE, realiza a implantação do dispositivo no município, por isso a necessidade de capacitar todas as unidades. A prefeitura já comprou e encaminhou para as UBS's os kits com o material especifico, para que o procedimento seja feito de forma segura a partir do próximo ano.

DIU

O dispositivo é um objeto de plástico flexível em formato de "T" que ao ser inserido no útero atua como contraceptivo. Existem dois tipos: de cobre ou de liberação hormonal.