Seção de atalhos e links de acessibilidade

SAÚDE MENTAL

Profissionais recebem capacitação sobre urgências e emergências psiquiátricas em Sinop


Publicado em: 25 de Novembro de 2021

Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Data: 25 de Novembro de 2021

Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Autor da Foto: Assessoria

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participam, nesta quinta-feira (25), de uma capacitação em urgência e emergência psiquiátrica promovida pelo Escritório Regional de Saúde, em Sinop.  O curso, que trabalha teoria e prática, é ministrado por uma equipe do Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho, de Cuiabá, e tem como objetivo fornecer mecanismos para a melhoria do atendimento direto ao paciente.

“Urgência e emergência psiquiátrica é aquele paciente que tem surto, está na rua e não sabe como conter. As vezes os próprios profissionais, policiais, bombeiros, também não sabem como agir.  Porque, uma coisa é o paciente agressivo que está em outras situações e, outra coisa é um paciente psiquiátrico do qual nós precisamos ter todo um cuidado com ele, e que em muitas vezes é preciso contê-lo”, explicou a coordenadora da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Akemi Kamitani.

Para o diretor-geral do CIAPS Adauto Botelho, Paulo Henrique de Almeida, que acompanha a equipe que está desenvolvendo a capacitação na capital do Nortão, o aperfeiçoamento dos profissionais e o compartilhamento de informações sobre saúde mental é de extrema importância e reflete diretamente na qualidade do atendimento.  “Para que esse paciente, na ponta, no município dele, consiga ser assistido de uma forma digna, que consiga um atendimento de qualidade, que consiga a melhora, muitas vezes, no próprio município, sem que precise ser transferido para uma unidade de saúde internação para fazer o tratamento”, disse.

Almeida lembra que o CIAPS Adauto Botelho recebe demanda de todo o Estado, via regulação. Todo paciente é avaliado por uma equipe técnica que verifica a complexidade de cada caso e a necessidade de internação. O diretor destaca que, com a capacitação, pode refletir positivamente na fila de espera do Centro. “A capacitação é de suma importância para que um paciente não chegue lá [em Cuiabá] sem a necessidade de internação. Então, essa avaliação feita no próprio município desafoga no Adauto Botelho”, lembrou.

Para a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Municipal de Saúde, Elcinéia Rodrigues Paiva, o evento contribuirá diretamente no desenvolvimento dos serviços prestados no município. “A equipe tem um conhecimento enorme, não só em teoria quanto em prática e, nos trazer esse conhecimento vai contribuir muito, fortalecendo a equipe que está sendo implantada no município de Sinop”, pontuou.

A capacitação está sendo promovida pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Escritório Regional de Sinop. As atividades começaram na segunda-feira (22), para representantes de Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte e Santa Rita do Trivelato. Na terça (23), foi a vez de participarem os municípios de Nova Mutum, Itanhangá e Nova Ubiratã. Ontem (24), Sorriso, Santa Carmem e Feliz Natal. Hoje (25), além de Sinop, o curso conta com profissionais de União do Sul. As atividades encerram amanhã (26), com participação de Cláudia, Tapurah e Vera.

Além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, participam também representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

#saude
#saudemental
#capacitação