Seção de atalhos e links de acessibilidade

COAPES

Prefeitura assina contrato com instituições e organiza participação acadêmica na Saúde


Publicado em: 19 de Outubro de 2021

Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Data: 19 de Outubro de 2021

Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Autor da Foto: Assessoria/Simone Casagrande

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, assinou o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), que regulamenta a parceria entre a secretaria e as Instituições de Ensino Superior na construção da integração ensino-serviço e a educação permanente em saúde. “O COAPES é uma contratualização do Ministério da Saúde com o município. Já foi feito em 2016 e vence agora em 2021. Nós estamos renovando esse contrato, onde formaliza os estágios entre as universidades, as instituições de ensino, com a secretaria”, explicarou a secretária Interina de Saúde, Daniela Galhardo.

A coordenadora da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) da Secretaria, Patrícia Akemi Kamitani, destaca que, por ano, cerca de 3 mil estudantes passam pelas unidades de saúde do município e que o contrato vem para formalizar a parceria. “São 11 instituições entre grau superior e ensino técnico que fazem parte do CIES e, é uma prerrogativa do próprio SUS, que esses alunos passem pelo serviço de saúde. É uma responsabilidade tanto do serviço público quanto das instituições de ensino formarem esses futuros profissionais de saúde”, destacou.

A assinatura do documento ocorreu nesta segunda-feira (18), durante evento realizado no auditório do Ministério Público Estadual, que contou com a participação de representantes de instituições de Ensino Superior e Técnico que ofertam cursos na área da saúde, membros da Secretaria Estadual de Saúde e, também, do prefeito Roberto Dorner. “Para nós é uma alegria muito grande [a assinatura] porque vem de encontro para ajudar os nossos alunos. [...]Na parte operacional queremos estar juntos para fazer o melhor para nossa cidade”, pontuou o prefeito.

O COAPES e suas diretrizes foram publicadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da Portaria Interministerial nº 1.124 de 04 de agosto de 2015. Pelo contrato, os gestores (municipais e/ou estaduais) ofertam a sua rede enquanto campo de prática para estudantes de graduação e/ ou residência. Podem participar instituições de ensino que possuem cursos de graduação na área da saúde e programas de residência médica e multiprofissional interessados em discutir e qualificar a inserção do estudante na rede e a integração ensino e serviço.

 

#saude
#estágio
#faculdades
#parceria
#coapes