AGENDA

Prefeita de Sinop e vereadores se reúnem com equipe técnica do Hospital Regional

Publicado em: 29 de Abril de 2019

Data: 29 de Abril de 2019

A prefeita Rosana Martinelli (PR), acompanhada dos vereadores, do vice-prefeito Gilson de Oliveira (MDB), e do secretário Municipal de Saúde, Gerson Danzer, esteve reunida com a equipe técnica do Hospital Regional de Sinop na manhã desta segunda-feira (29/04), para entender qual a realidade dos atendimentos naquela unidade.

“É uma Sinop sem partido. Por isso, viemos com os vereadores fazer essa visita ao Hospital Regional na busca de soluções e querendo entender por que o Regional não tem atendido à alta complexidade? Essas crianças, esses pacientes que estão na UPA e a população precisam ser atendidos e viemos verificar os leitos. Estamos nos dedicando a isso, para tentar, o quanto antes, encontrar uma solução”, explicou a prefeita.

Acompanharam a prefeita os vereadores Remídio Kuntz (PR) – presidente da Câmara de Sinop -, Mauro Garcia (MDB), Tonny Lennon (MDB), Joaninha (MDB), Maria José da Saúde (MDB), professora Branca (PR), Lindomar Guida (MDB), Leonardo Visera (PP), Ícaro Severo (PSDB), Dilmair Callegaro (PSDB), Agnaldo do Alto da Glória (PR) e Luciano Chitolina (PSDB).

“Nós viemos aqui, todos os vereadores, junto com a prefeita e o secretário de Saúde do município e o vice-prefeito. Viemos cobrar do Estado que seja resolvido o problema da nossa UPA. A nossa UPA não pode mais ser um depósito de gente com crianças morrendo”, destacou o presidente da Câmara, vereador Remídio Kuntz.

O vice-prefeito, Gilson de Oliveira, lembrou, ainda, que desde que assumiu sua gestão, a prefeita Rosana Martinelli tem lutado por melhorias na saúde e que o município tem feito investimentos, mas que é preciso apoio do Estado. “Nossa responsabilidade tem que ser dividida com o Estado porque boa parte dos atendimentos tem que ser feita pelo Estado. Essa visita mostra que o município não está inerte, que estamos buscando meios e procurando quem tem responsabilidade de atender esses pacientes de média e alta complexidades. Não se pode admitir que o Estado jogue a culpa no município”.

Durante a reunião, o diretor do Hospital Regional, Jean Carlos Alencar, reconheceu que a unidade tem um déficit de servidores, porém, a Secretaria de Estado e Saúde já tem trabalhado para resolver o problema e que isso não tem impedido o atendimento de pacientes.

“Nossas equipes de profissionais têm se desdobrado muito para tentar atender as demandas que hoje batem à nossa porta. É preciso dizer que hoje estamos em processo de contratação, para o próximo mês, atingir nossa necessidade de profissionais. Temos um déficit de profissionais tanto de técnicos de enfermagem, quanto de enfermeiro, mas isso não nos impede de atender à população. Não temos leitos fechados por questão de equipe”.

Outro ponto questionado ao diretor do hospital é referente à UTI Pediátrica, fechada desde 2017. Ele lembrou que desde que foi inaugurado, em 2012, o Regional de Sinop era administrado por Organização Social de Saúde e que em fevereiro deste ano a unidade passou a ser gerida pelo Governo do Estado.

“Já existe um planejamento da Secretaria para reabertura de UTI pediátrica, assim como finalização das obras que são realizadas e que vão possibilitar [um] salto na melhora dos atendimentos. Isso já está dentro de um planejamento e, principalmente, no que se refere ao atendimento pediátrico, isso é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Saúde e o que nos foi repassado é que a secretaria está tentando construir alternativas para isso”, pontuou o diretor.

Luta pela Saúde
Desde que assumiu sua gestão, em janeiro de 2017, a prefeita Rosana Martinelli tem, junto com a Câmara, solicitado apoio aos gestores do Estado, recorrido à Justiça e também feito reiteradas visitas à Unidade de Pronto Atendimento de Sinop (UPA 24h), alertando quanto à superlotação por casos de pacientes internados.

A ultima visita da prefeita na UPA foi no início deste mês, dia 13 de abril. O número de pacientes internados varia diariamente entre 35 e 50, sendo casos de urgência e emergência (alta complexidade) todos regulados. “A UPA de Sinop não é um hospital. Precisamos de ajuda do Estado”, considerou a prefeita Rosana Martinelli.

Investimentos na saúde
Em 2018, a Prefeitura de Sinop investiu em saúde duas vezes mais que o exigido em Lei. Foram R$ 110.149.006,35. Deste total, quase R$ 86 milhões (R$ 85.880.527,31) foram em recursos próprios, ou seja, 33,59%. A Lei obriga o município a investir 15%. Na assistência hospitalar e ambulatorial foram aplicados R$ 50 milhões e na atenção básica nas Unidades Básicas de Saúde outros R$ 37,6 milhões.