Seção de atalhos e links de acessibilidade

SINOP MAIS VERDE

Meio Ambiente faz o lançamento simbólico de plantio de árvores com mudas de ingá


Publicado em: 24 de Novembro de 2021

Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Data: 24 de Novembro de 2021

Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Autor da Foto: Roneir Corrêa

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável fez hoje (24), no Parque Municipal Natural Florestal de Sinop, o lançamento simbólico do cronograma de plantio de árvores. Ao todo 15 mudas de ingás foram plantadas em pontos estratégicos dentro da reserva. As mudas foram produzidas a partir de sementes extraídas da fazenda do prefeito Roberto Dorner (Republicanos).

“Há alguns anos eu colhi algumas sementes de ingá ali no antigo restaurante colonial [prédio histórico de Sinop] e levei para minha fazenda e, lá reflorestei a minha fazenda. Hoje, esses pés estão produzindo e estamos colhendo sementes e trazendo para a cidade novamente. Um dia levamos da cidade para fazenda e hoje estamos fazendo o caminho inverso. Fico feliz em poder contribuir com o meio ambiente”, comentou o prefeito enquanto fazia o plantio de uma das mudas.

O gestor acrescentou que atualmente tem algumas mudas produzidas dentro da própria fazenda e que fará a doação para o município integrar as mudas que serão usadas nesse período de plantio.

A secretária Ivete Mallmann explica que as mudas servirão de, além de reflorestar o parque, alimento para os animais que frequentam e habitam na unidade de conservação. “Daqui uns anos essas árvores, quando produzirem, alimentará nossos macacos, aves e outros animais que moram aqui no parque”, disse.

O cronograma conta com 19 pontos para o plantio, sendo eles pátio de escolas municipais, canteiros centrais de avenidas, praças públicas, pátio do Estádio Massami Uriú, áreas institucionais, Residencial Nico Baracat e a construção do Memorial das Vítimas da Covid-19. A intenção é plantar 20 mil mudas de árvores nativas nesse período chuvoso.

“Dentro das áreas abertas, como parques, praças e outros, nós fazemos o plantio de árvores nativas com estaturas grandes. Nos canteiros centrais e calçadas, escolhemos também árvores nativas, porém, de baixa e média estatura, para não implicar em algum acidente com a rede de iluminação pública”, disse Ivete.

A maioria das mudas são produzidas pelo próprio município dentro dos Viveiros Municipais do Parque Florestal e Roque Canelli. Outra parte é de doação do Ministério Público e de pessoas físicas.

#MeioAmbiente #Mudas #Ingá #Natureza #Preservação #Sinop #MT #PrefeituradeSinop