TIRE SUAS DÚVIDAS
IPTU 2018

Publicado: 20/03/2018 ás 09:13:00

A Prefeitura de Sinop preparou mais esse canal de comunicação com você contribuinte. Aqui vamos esclarecer suas dúvidas sobre o IPTU 2018. Caso seu questionamento não esteja nas perguntas abaixo você pode enviar sua pergunta para o e-mail  prefeituradesinop@gmail.com, que vamos em buscas de respostas para seus questionamentos.

Quando vence a primeira parcela do IPTU?

A primeira parcela ou cota única do IPTU 2018 vence no dia 16 de abril, com 15% de desconto para o pagamento à vista e com desconto de 5% para quem parcelar em até três vezes. Para o contribuinte que desejar parcelar em até seis vezes, o valor será integral. A segunda parcela vence no dia 16 maio e a terceira em 18 de junho.

Houve aumento no IPTU 2018?

Não houve aumento no IPTU 2018, apenas o reajuste inflacionário de 1.94%.

Mas por que meu IPTU deste ano veio muito mais caro que o do ano passado?

O valor do IPTU é calculado com base na área construída do terreno. Desde 2002, o município de Sinop não realizava a atualização cadastral dos imóveis. Isso significa que foram realizadas construções e reformas em imóveis sem que os moradores retirassem o alvará de construção e o habite-se, informando à Prefeitura sobre as alterações na área construída do terreno.

No ano de 2017 a Prefeitura realizou o mapeamento de todos os imóveis de Sinop. Nas residências em que foram feitas ampliações ou nos terrenos com construções feitas a partir de 2002, que não foram informadas para a Prefeitura, há a atualização no valor do IPTU.

Onde eu posso retirar o boleto do IPTU?

O boleto para pagamento do IPTU 2018 pode ser retirado no site da Prefeitura de Sinop (www.sinop.mt.gov.br) . Ao acessar o site da Prefeitura já estará disponível um banner “IPTU 2018 Clique Aqui”, ao clicar no banner você será direcionado para uma segunda página “Portal do Contribuinte” e basta selecionar “2ª Via DAM” Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e então é só preencher uma das opções de consulta. O boleto da taxa de lixo é emitido separado do boleto do IPTU, porém estará dentro da mesma tela de acesso.

Além do atendimento online, os boletos para pagamento do IPTU são entregues nos seguintes locais: Coordenadoria de Esportes do Bairro São Cristóvão, CRAS do Bairro Boa Esperança, Creche do Alto da Glória e CRAS do Palmeiras.

Onde posso efetuar o pagamento do boleto?

O pagamento dos boletos pode ser efetuado em qualquer agência bancária ou lotéricas. Até o vencimento.

Encontrei diferença nos valores. Alguns dados estão incorretos. O que eu faço?

Compareça ao setor de Tributação da Prefeitura Municipal (Avenida das Embaúbas1386), das 7h às 13h. Traga documentos pessoais (CPF, Carteira de Identidade) e documentos do imóvel (Matrícula atualizada do Registro de Imóveis ou Contrato de Compra e Venda e comprovante de endereço), para mais esclarecimentos.