Novos Negócios
Feira de tecnologia, inovação e empreendedorismo em Sinop recebe inscrições até o dia 20

Publicado: 14/11/2017 ás 12:09:00
Autor: Leandro J. Nascimento

Interessados em participar da primeira edição da Feira de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Negócios de Sinop (in_@ação_Sinop/2017) têm até o próximo dia 20 de novembro para realizar a inscrição da equipe e de projetos. É o que prevê o edital divulgado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop. O evento será realizado nos dias 01 e 02 de dezembro, no parque de exposições da Acrinorte.

(Clique aqui para acessar o edital)

A organização é realizada de forma conjunta pela Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES-Sinop), Prefeitura Municipal de Sinop, Unemat Sinop, por meio do NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia) e a i5_ADMINISTRA, Empresa Junior do Curso de Administração. "Todas [as instituições] estão em conjunto para mostrar à comunidade o nosso potencial no desenvolvimento de novos projetos. Ou seja, criar alternativas de investimento para nossos munícipes e mostrar o que estas instituições produzem", destaca o professor Doutor Ronald Pires da Silva, coordenador do curso de Administração.

Durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira, dia 13, representantes das entidades organizadoras e parceiras falaram sobre a programação da feira. Na avaliação da secretária municipal de Administração, Anna Dias da Costa, a primeira edição da feira 'in_@ação', além de fomentar novos negócios e possibilitar a descoberta de talentos no mundo empresarial, servirá como referência à comunidade em geral.

"O município fica muito feliz de receber um evento como este, pois vai fomentar, para empresários e empresas locais, o conhecimento de novos projetos, empreendimentos que podem surgir. Estamos pensando, enquanto município, em incluir no calendário [de eventos] para que, nos outros anos, tenhamos as mesmas oportunidades ", destacou Anna Dias.

Três categorias estão recebendo inscrições de projetos: inovação tecnológica (IT), Startups Inovadoras (Startups), novas ideias/Negócios Diversos (NEG). A feira é aberta à comunidade mas, como explicam os organizadores, os projetos deverão estar vinculados às instituições educacionais colaboradoras envolvidas. Serão premiados os melhores o 1º e 2º lugares de cada categoria.

“É importante para o empresário ver que Sinop está trazendo coisas novas. Ele não precisa procurar fora. Aqui dentro tem pessoas capazes de desenvolver projetos, produtos inovadores que podem agregar muito às empresas", pontua o presidente da Empresa Júnior de Administração da Unemat, Willdener Oliveira Silva.

Dia de orientações

Na tarde e noite desta terça-feira a Unemat realizará oficinas de capacitação para interessados em participar da feira, mas que encontram dúvidas acerca de como proceder, ou mesmo procurar as instituições de ensino colaboradoras. As orientações serão realizadas das14h às 15h30 e das 20h às 21h30, na área onde está localizada a cantina na instituição. Será possível já realizar a inscrição.

Participaram, também, da reunião desta terça-feira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Daniel Brolese, o presidente da Associação Comercial Empresarial de Sinop (ACES Sinop), Marlon Pavanello, Eliane Maria Costa, professora na SECITEC, e André Henrique Santos, gerente do Senai.

A feira é apoiada pelas seguintes entidades educacionais colaboradoras: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT – Sinop); FASIPE (Faculdades de Sinop); SENAI (Serviços Nacional de Apoio a Indústria) – unidade Sinop; KROTON/UNIC – Sinop; SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Empresas); SECITEC de MT; IFMT – Unidade de Sinop.