Seção de atalhos e links de acessibilidade

SEGURANÇA PÚBLICA

Em evento nacional, Dorner destaca importância de ampliar segurança na área rural


Publicado em: 24 de Novembro de 2021

Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Data: 24 de Novembro de 2021

Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Assessoria da Prefeitura


Autor da Foto: Assessoria/Simone Casagrande

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) destacou a importância da intensificação da segurança na área rural para os produtores de Mato Grosso. “É muito importante para Sinop e para toda região do Médio-Norte e Norte do Estado. A nossa agricultura é muito forte e essa segurança vem de encontro com tudo o que está acontecendo aqui. Roubos de cargas, roubos de máquinas, roubos de insumos em geral, assaltos em fazendas”, pontuou, durante abertura da 1ª Jornada Nacional de Policiamento Rural: práticas e tendências, realizada ontem (23), no Centro de Eventos Dante de Oliveira, em Sinop.

Para o gestor, uma ação integrada é fundamental para garantir a segurança tanto das propriedades e profissionais, quanto das produções mato-grossenses. “Uma segurança integrada, onde o governo federal, com governo do estado, junto com nossos policiamentos regional, guarda municipal, estarão com equipamentos integrados para que possamos mandar esses ladrões para longe daqui”, reforçou.

Sinop foi um dos municípios escolhidos para sediar a 1ª Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, que é uma iniciativa inédita do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Até quinta-feira (25), a programação será composta por palestras e mesas-redondas realizadas no da Câmara Municipal. Entre os temas que serão debatidos estão: Segurança Pública Rural; Investigação de crimes rurais; Atuação da Polícia Rodoviária Federal no combate ao roubo de cargas; Patrulha rural, entre outros.

A abertura contou com a participação do secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, que destacou a importância de estar presente em municípios e regiões e, deste modo, conhecer mais sobre as necessidades e realidades locais. “Não tem outro jeito, temos que vir aos locais onde ocorrem os fenômenos para que possamos escutar os nossos prefeitos, empresários, sociedade, para poder desenvolver uma política pública que realmente tem afinidade com o problema, que nós vamos conhecer com profundidade”, destacou Paim.

A criminalidade no campo é uma preocupação dos produtores mato-grossenses e chegou a ser tema de reportagem no Canal Rural. Na ocasião, o veículo de comunicação destacou que de janeiro a julho deste ano, pelo menos 1.261 ocorrências de furtos em propriedades rurais foram registradas no Estado, sem contar os casos de roubos que também aconteceram.

O evento continua, nesta manhã, com mais duas palestras e uma mesa redonda. Com o título, “Guardião rural: a experiência da PMDF no policiamento rural’, a apresentação é conduzida pelo Maj PMDF Rafael Branquinho da Cunha. Em seguida, Jonatas José Santos Silva (SEGEN) palestrará sobre “O papel da SGEN e a Segurança Pública Nacional”. As atividades continuarão à tarde. Confira, na imagem abaixo, a programação completa.

JORNADA

A jornada será realizada em sete etapas, até março de 2022, com a discussão de temas como Encontro Nacional de Gestores de Estatísticas de Segurança Pública; Policiamento Rural – Práticas Exitosas; Município, Segurança Pública e Criminalidade; Segurança nas Fronteiras – Integração e Apoio Mútuo; e Violência Doméstica e Contra a Mulher. A ação tem papel fundamental na discussão de novos caminhos e perspectivas para a segurança pública do país.