SAÚDE DO HOMEM
Campanha Novembro Azul surpreende com resultado positivo

Publicado: 06/12/2018 ás 10:03:00

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, abraçou a campanha Novembro Azul e realizou uma forte ação em combate ao câncer de próstata entre os dias 15 e 31 de novembro no município. De acordo com a diretora da Atenção Básica de Saúde, Theanny Sarleno, apesar da dificuldade sempre encontrada para encaminhar os homens até as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o resultado final neste ano foi surpreendente.

“Conseguimos realizar aproximadamente mil exames de PSA e mais 85 exames de toque. O número de homens atingidos pela campanha Novembro Azul bateu recorde de todos os anos anteriores e chegou a ultrapassar o número de mulheres atendidas na campanha Outubro Rosa, feita no mês anterior”, conta a diretora.

Para intensificar a ação, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) participou da campanha disponibilizando o médico urologista Gustavo Boiguez Queiroz para atender, além do CEM, mais quatro UBS's durante o mês azul.

Já a UBS Sabrina organizou durante a ação uma tarde focada na saúde do homem com palestras, bate-papo e uma pequena confraternização. Segundo a enfermeira Stefani Santos Arquino, embora a ênfase da campanha seja o câncer de próstata, a equipe médica aproveitou a presença dos pacientes para dialogar sobre temas como Infecção Sexualmente Transmitir (IST), pressão arterial, diabetes, cartão de vacinação e testes rápidos que a unidade oferece.

Ação CIES

Durante a campanha a Comissão Integrada de Ensino e Serviços (CIES), em parceria com a Atenção Básica, palestraram em 15 empresas privadas de Sinop sobre o tema câncer de próstata. De acordo com o coordenador da CIES e educação permanente, Thiago Rodrigues, milhares de homens foram contemplados com o trabalho de conscientização. “A intenção é fortalecer o Novembro Azul e alcançar lugares e pessoas que jamais pensariam em realizar o exame”, fala Thiago.

Para a realização de ações como essa, o CIES conta com o apoio das Universidades UFMT, Unic, Fasipe, Unopar, bem como o Secietec, Cientec, MSD e Rui Barbosa.

Academia da Saúde

Para fechar a campanha com chave de ouro, a Academia da Saúde, em parceria com o projeto AAPOIO, recebeu no último sábado (01) mais de 100 homens durante o mutirão da saúde. A ação ofereceu gratuitamente cortes de cabelo, designs de sobrancelha e exames laboratoriais.

Veja as Fotos