SAÚDE PÚBLICA
Assistência farmacêutica inicia projeto de orientação a população

Publicado: 08/11/2017 ás 08:27:00
Autor: Julia Munhoz / Adriano Araújo

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica, iniciou a execução do Projeto “Assistência Farmacêutica. Muito Prazer! O objetivo da ação é proporcionar informações sobre o acesso a medicamentos da rede pública de saúde e os trabalhos são desenvolvidos gradativamente em todas as unidades básicas de saúde do município.

A assistente social Marilene Pereira, que coordena o projeto junto com Ana Paula Muller, da Assistência Farmacêutica, explica que a Secretaria de Saúde assinou o COAPS (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino e Serviço), tonando os serviços de saúde do município em um cenário de prática, ou seja, Sinop é um SUS Escola.

“Entre essas ações estão o estágio em Serviço Social, de Farmácia e outros cursos. Como entendemos que é importante a assistência farmacêutica pública estamos aqui com o projeto de divulgar a assistência farmacêutica do SUS, explicando para a população presente na UBS a importância do uso do medicamento, do uso racional, aonde as pessoas vão ter acesso aos medicamentos, indicando onde é a farmácia regional mais próxima que ela pode ter acesso aos medicamentos básicos, explicando sobre os medicamentos especializados, os chamados medicamentos de alto custo”, afirmou Marilene.

Para o estudante de serviço social Claiton Casa Santa, um dos acadêmicos que integra a ação, a oportunidade de estágio na área é um privilégio. “Participar desse projeto é um privilégio, pois permite o acesso entre o acadêmico e a população. Me sinto feliz de poder aplicar o meu projeto para todos os usuários com o tema "Assistência Farmacêutica, muito prazer”, então é muito gratificante executar essa ação”.

As ações começaram no dia 6 de novembro, na Estratégia de Saúde da Família - Sebastião de Mattos. O projeto percorrerá todos os serviços de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, com fixação de cartazes informativos.

Veja as Fotos