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Saúde cria ouvidoria para atendimento ao cidadão em Sinop
Objetivo é melhorar prestação de serviços na saúde com o apoio da população
Publicado em: 20/03/2017 ás 08:00:00 Autor: Leandro J. Nascimento Fonte: Assessoria da Prefeitura

Um novo canal para recebimento de reclamações, sugestões, denúncias, elogios, dúvidas e informações em relação aos serviços prestados na rede pública municipal de saúde está disponível ao cidadão. Trata-se do OuvidorSus, implementado pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O serviço, que funciona tanto pessoalmente, quanto via telefone, pelos números 08006473310 (Ouvidoria Geral) e 08006463520 (exclusivamente Saúde), ou mesmo e-mail:ouvidoria.saude@sinop.mt.gov.br, visa aproximar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que demandam serviços da rede pública municipal e o Poder Executivo, por meio de um canal exclusivo de comunicação. O projeto é realizado em parceria com a Ouvidoria Geral do Município. Em menos de 60 dias de atividade, 38 demandas foram abertas (de janeiro até esta sexta-feira (17)).

Neste universo estão desde reclamações dos usuários em relação aos serviços públicos, solicitações de informações, sugestões, além de denúncias. Algumas destas, por exemplo, solicitando ao poder público que fiscalizasse a ocorrência de focos do mosquitoAedes aegypti em terrenos. Das 38 demandas abertas, 10 já foram concluídas e encerradas após investigação e 28 estão em estágio de acompanhamento.

Conforme explica a ouvidora do SUS, da Secretaria Municipal de Saúde, Ivone Oderdenge, após acionar a Ouvidoria da Saúde toda demanda é inserida em um banco de dados do Ministério da Saúde via OuvidorSus, passa a ser acompanhada e analisada. O tempo médio de resposta e providências, considerando a apuração dos fatos e o retorno ao cidadão, pode chegar a, no máximo, 3 meses, de acordo com a complexidade da demanda.

A Ouvidoria da SUS está ligada ao Ministério da Saúde, que também acompanha a evolução das ações realizadas em Sinop.  

A ferramenta é considerada um avanço na meta de humanização dos serviços ofertados pela administração municipal, porque permite ao Executivo melhorar a prestação com a colaboração do munícipe, como avalia o secretário de Saúde, Manoelito Rodrigues.

 

Canais da Ouvidoria

Telefones: 080064733310 

E-mail: ouvidoria.saude@sinop.mt.gov.br

Atendimento Presencial: Sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada à avenida das Figueiras, esquina com rua das Azaléias, número 1503.

 

Horário: 7h Aàs 13h