Logo Prefeitura Sinop

Seja Bem Vindo, 23 de Junho de 2017
Av. das Embaúbas - Nº 1386/ Centro, Sinop - MT
Telefone: (66) 3517-5200 Atendimento: 07:00 às 13:00 horas

Prefeitura e UFMT trazem a Sinop Expoimat
Segundo a curadora da mostra, Tereza Prezoti o patrimônio imaterial está associado às culturas populares, às populações chamadas tradicionais
Publicado em: 20/03/2017 ás 16:56:00 Autor: Luciano André Fonte: Assessoria

Teve início na noite de ontem, domingo, 19, a Exposição Itinerante Imaterial de Mato Grosso (Expoimat), uma exposição de arte com elementos da cultura mato-grossense, como viola de cocho e outros símbolos que retratam a vida e os costumes do povo do Estado.

A exposição, que é uma parceria da Prefeitura de Sinop e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), trará todo um acervo cultural, mantido pela universidade e o museu Rondon, mostrando os costumes e as tradições mato-grossenses. Todo esse acervo pode ser vistos no Centro de Eventos Dante de Oliveira, das 07h às 13h. A exposição fica até o dia 02 de abril e é aberta ao público sem nenhum custo.

Durante a exposição foi oferecido mediação de grupos de visitantes. Na noite de ontem, houve uma apresentação do grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, de Cuiabá, com danças típicas de siri, cururu e rasqueado.

Segundo a curadora da mostra, Tereza Prezoti o patrimônio imaterial está associado às culturas populares, às populações chamadas tradicionais. "Então, é isso que essa exposição mostra. Ela veio para nos sensibilizar a respeito das práticas, desses saberes que nos ensinam como lidar com a natureza de uma maneira sustentável, com alegria, com expressões, pois é isso que as comunidades vivenciam".

Já a fundadora do grupo Flor Ribeirinha, Domingas da Silva, esclarece que o grupo começou com crianças pequenas. O grupo foi crescendo e consolidando até sagrar-se o primeiro grupo de jovens em Cuiabá e Mato Grosso. "Foi com muita luta até chegar no ponto que chegamos hoje. Um grupo bem estruturado que já viajou, praticamente, o Brasil todo. Já fomos para outros países levando a cultura mato-grossense para outro mundo.

Márcia Alves Ferreira, uma das visitantes da exposição, aprovou a iniciativa da Prefeitura e UFMT e, principalmente, as obras. "Eu gostei muito. Muito bom para a gente conhecer a cultura de outros povos e saber, assim, o significado. Às vezes, a gente olha e não vê muito sentido, mas como é contado dentro de um contexto histórico, fica mais fácil pra gente entender nossa cultura mato-grossense. Nós somos um país de muitas culturas, uma diversidade é uma riqueza do Brasil que precisa ser valorizada", aponta ao dizer que recomenda a visita à exposição.

Além das visitas normais, podem ser feitas visitas guiadas. Escolas e demais organizações que se interessarem podem agendar pelo telefone (66) 3511-3715. Lembrando que a Expoimat vai até o dia 02 de abril e está aberta das 07h às 13h.

  • Tags:
  • Expoimat
  • Exposição
  • cultura mato-grossense
  • Prefeitura de Sinop
  • UFMT