Not├şcias
Celebra Sinop
Museu itinerante recebe pioneiros para roda de diálogos com estudantes

Publicado: 11/09/2017 ás 09:59:00
Autor: Leandro J. Nascimento

O Museu da História de Sinop, que até o próximo dia 14 está baseado no Centro de Eventos Dante de Oliveira, compondo a programação do Celebra Sinop, recebe entre essa segunda-feira (11) e a quarta-feira (13) estudantes de diferentes idades para mais uma edição do projeto "Encontro com os Pioneiros", realizado em parceria com o Grupo Sinop.

Durante três dias serão realizadas rodas de conversa com pioneiros do município e que inscreveram seus nomes na história da cidade em diferentes segmentos: político, econômico, artístico, cultural, entre outros. Cada dia contará com dois encontros: um no período da manhã, às 8h e, o outro, à tarde, às 14h. Vão passar pelo Museu da História de Sinop Osvaldo Paula, o primeiro administrador de Sinop, além da artista plástica Mari Bueno, Arlete Trugillo Moura e Deise Gobbo.

Conforme explica o historiador Luiz Erardi dos Santos, coordenador do Museu, o objetivo do projeto é oportunizar o encontro frente a frente com pioneiros que chegaram em Sinop ainda na década de setenta, quando Sinop foi fundada. Para muitos estudantes, a oportunidade é inédita.

O Museu Histórico de Sinop foi criado pelo Decreto Municipal n° 015/2008 de 03 de março de 2008 e é mantido pela Prefeitura Municipal de Sinop.

Celebra Sinop

O Celebra Sinop é a festa em comemoração aos 43 anos de fundação (14 de setembro de 1974) e 38 de emancipação política (17 de dezembro de 1979) do município. As comemorações oficiais foram abertas no dia 02 de setembro, com o início dos Jogos Olímpicos. Já no dia 09, no Dante de Oliveira, o Celebra apresentou à comunidade a Feira do Artesanato, Museu Itinerante e show com os cantores do The Voice Kids. No dia 10 a programação contou com a Festa das Nações, Miss Sinop e Miss Comércio. Ainda vão ocorrer Desfile Cívico, Marcha Para Jesus e show nacional com a cantora gospel Nívea Soares.

O evento é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio do Governo do Estado, por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) e também em parceria com o Grupo Sinop.

Confira a programação para a noite dessa segunda-feira (11)

Evento: Abertura da Festa das Nações

18h00
Evento: Abertura Museu Itinerante – “A História e a Arte de Sinop”